domingo, 26 de outubro de 2008

Na montanha

Foto by Beto

As vacas do Alto Adige

Estar em uma casinha de campo no meio da montanha parece fazer parte do cast de um comercial do chocolate Milka.Impressionante como só a experiência pode dar a mínima idéia do que é viver em um lugar como este.A família Zimmer é jovem,mas numerosa.Christian e Frieda não têm 40 anos,mas estão criando já três filhos na casa onde ficamos hospedados.As 12 vacas e seus 20 litros de leite diário,além dos quatro quartos que alugam,garantem o sustento da família.A água que vem do rio e a lenha das árvores e pinheiros geram energia e fazem com que na casa quase não cheguem as contas no final do mês.Os cabritinhos e os coelhos no quintal são só para divertirem as crianças e convivem bem comendo mato e tudo aquilo que veem pela frente.O feno das vacas é bem estocado.É que o inverno chegou e a neve não dá trégua até abril.As vacas estarão por oito meses,até junho,quentinhas no estábulo e Christian me jura que elas não reclamam.Quem sofre são as crianças que acordam às 5h30 pois o ônibus que as leva à escola numa cidadezinha próxima passa às 6h15. No inverno,a freqüência diminui.As compras de supermercado são feitas de uma só vez.A hortinha com salsa,cebolinha,tomate,manjericão e orégano ajuda,e muito,no almoço e jantar.E, enquanto Christian prepara o feno,tira o leite das vacas e se empenha com o trabalho dessa roça diferente,Frieda está na cozinha ou limpando a casa.Eu observo tudo com olhos de curiosa,relembrando com saudade,dos tempos que eu calçava as Sete Léguas vermelhas e ia debulhar milho ou tomar leite com Toddy na caneca,debaixo da teta da vaca.

Foto by Beto
Os cabritos da família Zimmer

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Caminhando junto

Foto by Beto

Caminhar juntos torna as subidas mais leves, as paisagens mais magicas, as descidas mais seguras. O frio nao machuca, o calor nao faz cansar e o vento é gostoso mesmo quando bate forte. Chegar no ponto de onde se partiu significa voltar mais feliz, mais leve como as nuvens de onde se esteve tao perto e ainda mais certa de onde se quer chegar.

sábado, 18 de outubro de 2008

As estações

Foto by Beto

Para mim, a grande magia da Europa sempre foi a mudança das estações.Uma praça,uma casa,uma avenida nunca ficam impassíveis ao poder da natureza que muda cores,texturas,humores e o panorama.Há quatro anos,estive em Como.Fui conhecer e levar meus pais na cidade em que minha família italiana viveu por muitos anos.Era verão e as ruas cheias e floridas eram o retrato da alegria dos europeus do norte,alemãos,suíços e franceses(e também os italianos locais) com o sol escaldante e o céu de um azul sem igual.Passados estes quatro anos,voltei a Como para mostrar pro Beto uma Itália diferente daquela de que ele havia sempre ouvido.Para minha surpresa, aquela Como,desta vez,também era diversa.Caminhar em volta do lago já não era um exercício árduo de encontrar uma árvore pra desfrutar da sombra.O desafio agora era passar por cima de uma camada fofa de folhas secas e amarelas e fechar os olhos quando o vento forte nos vinha contra.As ruas cheias de gente tornaram se menos frenéticas e cederam espaço à calmaria das águas do lago. Ali,onde os patinhos disputam lugar com cisnes imponentes e as gaivotas realizam um verdadeiro balé sobre a margem,parecia que o tempo parou num dia frio de início de inverno.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Feitiço para as Crianças

Foto by Beto


Uma das coisas que chamam atençao em Barcelona, quando se tem a visao aguçada e atenta aos detalhes, sao as crianças e seus olhares encantados com os performancers da cidade. A coisa é muito turística,certamente. Mas vale a pena cada centavo colocado na caixinha destes artistas quando você vê as crianças completamente enfeitiçadas, desconfiadas, curiosas, excitadas por personagens dos mais diversos entre o divertido e o bizarro.É como voltar ao tempo e lembrar dos palhaços do circo,dos elefantes gigantes,do trapezista,do aterrorizante globo da morte ou da emoçao de ver e rever milhares de vezes Os Saltimbancos Trapalhoes na televisao.

domingo, 12 de outubro de 2008

Barcelona hoje

Foto by Beto


Barcelona nao é a mesma de um ano atrás.Pelo menos em alguns aspectos.A Sagrada Família cresceu e ficou mais colorida,agora ela se parece mais com Gaudí. As árvores começam a mostrar cores mais sóbrias e enchem o chao de folhas molhadas.As Ramblas porém mantêm sempre um colorido especial.Barcelona pra mim hoje é outra,muito diferente de agosto passado quando estive aqui pela primeira vez.A vibraçao continua a mesma,mas a beleza consigo enxergar em formas diversas que nao estao nas vitrines das lojas,no jeito cosmopolita das pessoas,nas cores de Gaudí,nas formas de Picasso e nas loucuras de Dali.A beleza de Barcelona hoje pra mim tem outros contornos. Tenho certeza de que ela brota de dentro de mim.

sábado, 11 de outubro de 2008

Espanha

Estou em Barcelona...

sábado, 4 de outubro de 2008

Meu mal

Foto by Google


Sumiram com a gentileza,exterminaram a educaçao,reduziram o respeito a po.As filas nao existem,a palavra obrigado foi tirada do dicionario,assim mesmo, antes da reforma gramatical da lingua portuguesa.E assim a gente vive,escutando mentes desordenadas,cabeças alteradas que seguem rumo em um mundo sem principios, objetivos e sentido.Certamente muitos compartilham do meu mesmo mal,desse sentimento de angustia, de inquietaçao por ver coisas tao obvias serem ignoradas em favor da pressa de chegar. Mas chegar onde?No trabalho que te suga a consciencia,no shopping que te aliena o bom senso,em casa onde te espera a TV ligada?Impossivel é criar um mundo so nosso,em que os passos fossem dados um de cada vez,onde a mente ignorasse acontecimentos idiotas e desse importancia ao que verdadeiramente é primordial,a vida,a saude,o amor.Ai,como seria bom esse mundo,sem gritos de dor,sem medo,panico e maldiçoes pregadas pela falta de educaçao,onde todos utilizassem a consciencia e mantivessem acordados desse mal.Onde as 24 do dia bastassem para construir obras verdadeiras,trabalhar e finalizar missoes. Onde os viadutos e esquinas servissem para promover encontros espetaculares e nao para sons de buzinas enlouquecidas,coraçoes entediados e mentes fora de si. Estou em Sao Paulo.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Relembrando Gandhi

Foto by Google

Crianças vestidas de Gandhi

Talvez o maior pecado de nossas vidas e uma das maiores falhas, não sei se nossa ou dos nosso sistema de educação, é a falta de importância que damos à História quando estamos na escola. Amanhã serão comemorados em toda Índia os 139 anos do nascimento de Gandhi. Eu não sabia disso e coincidentemente hoje pela manhã, ganhei três horas da minha vida assistindo ao extraordinário filme que fizeram em 1982 (eu tinha um ano) sobre ele que foi uns dos maiores personagens de toda nossa história.
Na verdade, o que pregava Gandhi dizia respeito à força que deveria mover todo o universo em sua plenitude, a harmonia e a igualdade entre todos nós.
Essa vontade de lutar nasceu em Gandhi quando ele era um jovem advogado e fora trabalhar na África do Sul.Ali,foi expulso de um trem pois não podia estar na primeira classe por ser indiano e de cor. A partir daquele momento,sua bandeira foi erguida e em um país formado por milhares de aldeias,línguas,dialetos e religiões, ele conseguiu unir pessoas com tantas diferenças em torno do ideal de liberdade.Quando o homem lhe foi injusto e usou a força física,Gandhi jejuou, se puniu por ver acontecer o que mais lhe fazia sofrer,a reação que levantava mãos,apertava gatilhos,empunhava facões e derramava sangue.Quando o ódio tomou os corações de hindus e muçulmanos numa guerra incontrolável, o homem que era pequeno e andava com alguns pedaços de pano(suas roupas, as tinha queimado por serem de tecido inglês)se recolheu em um martírio que só teve fim quando os ataques cessaram.Ele tinha o poder de instaurar a paz no coração dos homens.Gandhi nunca ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Sobre Gandhi, Albert Einstein disse: "As gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra."