terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Indian beach


Por do sol em Goa

A India eh assim mesmo: surpreendente. Quando voce pensa que ja viu de tudo rodando do norte ao sul, muita coisa ainda esta para acontecer. Depois do passeio de camelo pelo deserto e a noite que passamos nas dunas olhando o ceu estrelado,chegou a hora de conhecer um India completamente diferente de tudo o que os nossos olhos tinham visto. Aterrisamos em Goa, um pequeno estado de colonizacao portuguesa que herdou grandes maravilhas de Portugal, alem e claro de ter conservado sua beleza natural com uma paisagem maravilhosa de prais e coqueiros.Goa eh o unico lugar da India que a gente ve cruz,igreja e imagens de Jesus Cristo e da Virgem Maria.A fe e a devocao sao as mesmas dos hindus e cada casa,por menor que seja, possui um pequeno oratorio dedicado aos santos. Tipico das cidades de praia, Goa tem um carater bem easygoing. Tudo bem que as freneticas buzinas aqui tambem fazem sua parte, mas nada comparado ao resto da India.
Divertido mesmo eh observar a vida qe gira em torno de Goa, dos turistas europeus, a invasao russa, a garotada em busca de festas e diversao e os simpaticos turistas indianos que sao realmente um caso a parte.
A comecar pelos trajes de banho: homens de cueca (medo!!!)e mulheres vestidas com camisetas de malha e calca..ate mesmo calca jeans elas usam. Goa eh o unico lugar em que a policia passa de carro quando o sol se poe e com um gramofone pede que as pessoas saiam da agua porque estao fechando a praia.
Para fechar o dia eh bem possivel que voce esteja sentado em algum quiosque na praia e chegue uma dupla de garotinhos no meio do nada cantando Jingle Bells com gorro e mascara de papai noel te desejando um feliz natal e pedindo em troca algumas moedas. Eh que aqui eh meio Brasil mesmo...todo mundo da um jeito de se virar.E a gente acaba se sentindo muito em casa,pegando sol,tomando agua de coco e observando como a vida eh diversa em cada parte desse mundo que eh um so.


O sorriso do "mini pescador"


Uma praia com vacas...na India tudo eh possivel


A variedade da praia: o casal indiano de roupa no mar, o tiozinho europeu de sunga "fio dental" e a mae que brinca com a crianca

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Amizades na cidade azul

Fotos by Beto e Isabela

Em um terraco com vista para a cidade azul

Estamos em Jodhpur, uma cidade feita toda de casinhas azuis coladas umas nas outras. Dizem que a cor ajuda a espantar os mosquitos. Andando pelas ruas apertadas da cidade a gente tem a impressao de estar numa grande vila onde todos se conhecem e as criancas brincam de bola, bicicleta e as comadres conversam animadas sentadas na varanda.
Jodhpur tem um forte espetacular de onde a gente ve essa imensidao de casas azuis.
Gostoso mesmo na viagem sao as amizades que a gente faz,as pessoas que a gente conhece que ajudam a amenizar o cansaco, o calor do deserto, as tao incomodas sujeira e miseria que estao por toda parte que a gente vai.
Conhecemos essa familia por acaso enquanto exploravamos o forte por uma entrada secundaria. Comeca sempre com as criancas que gostam de perguntar de onde somos, o que fazemos. E dessa vez terminou com o convite para uma visitinha rapida com direito a fotos que deixam eles muito entusiasmados.A camera digital eh uma super novidade e todo mundo quer se ver depois de cada clique. Nada melhor que agradecer a hospitalidade imprimindo algumas fotos e levando no dia seguinte...Compensador ver a felicidade estampada no rosto deles antes e depois das fotos.


A familia que vive no forte...as mulheres trabalham em casa




As criancas se divertem com o Beto


No dia seguinte conferindo as fotos

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Escola Indiana

Fotos by Isabela e Beto


Nos surpreendemos com essa escolinha indiana, montada bem improvisada numa garagem com as portas abertas para uma rua movimentada e barulhenta.Na parte de dentro, o professor que ensina ingles,hindi e matematica com as criancas menores.Do lado de fora,o resto da turma muito aplicada com seus cadernos e livros.Pra mim,a coisa mais maravilhosa da India sao elas,as criancas.Nao existem palavras que possam descrever o que eu sinto quando eles se aproximam e, com um sorriso, me fazem alcancar o ceu.

/>




Mais Taj