quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Muito além do vinho

Imagem Green Cork

Finalmente o inverno resolveu dar as caras. Os dias mais nublados também têm o seu fascínio, ainda mais quando se tornam cada vez menos frequentes.
Pra muita gente, frio é sinônimo de vinhozinho à mesa, para alguns, saboreá-lo independe da estação. Na Itália, ao menos um terço da população bebe vinho cotidianamente. Mas alguém já parou para pensar pra onde vão as rolhas dessa quantidade infindável de vinho que o mundo todo consome?
O Rilegno, um consórcio italiano para a recuperação e a reciclagem de embalagens de madeira, está mobilizando em todo o país um movimento para recolher as rolhas usadas nas casas, restaurantes, bares e hotéis. Pouca gente sabe, mas o material é 100% reaproveitável e pode ser utilizado de várias maneiras, em painéis de isolamento, objetos artísticos, sapatos, produtos para a construção civil e instrumentos musicais.
No mundo inteiro, são extraídas 300 mil toneladas de cortiça por ano. A cortiça é retirada da casca das árvores e, como qualquer produto natural, é limitada.
Um movimento similar já tem força em Portugal, o GREEN CORK - Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça. O projeto defende o reaproveitamento das rolhas como solução para preservar o meio ambiente e pretende em 5 anos, plantar e cuidar de 1 milhão de árvores.
E se no Brasil temos ainda pouca informação sobre a reciclagem das rolhas, podemos fazer nossa parte separando plástico, metal, papel e vidro dos orgânicos. Não tem nenhum segredo.
Para visitar o site dos dois programas

http://www.earth-condominium.com/port/green.html
http://www.tappoachi.it/