Imagens Google
Quem pensa que trocar o saco plástico pelas ecobags é trabalho de formiguinha, pode mudar de opinião. Desde que proibiu o uso das sacolas de plástico no comércio há um ano, a China economizou 1,6 milhões de toneladas de petróleo. Antes da proibição, o gigante asiático consumia diariamente 3 bilhões de bolsas descartáveis, o que representava uma grave ameaça ao meio ambiente.
Segundo o blog Planeta Sustentável, as sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para se decomporem no meio ambiente. Em todo mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto.
No Brasil, Xanxerê, uma cidadezinha de 40 mil habitantes em Santa Catarina, quer ser exemplo. Desde 1º de abril, os supermercados da cidade optaram por não distribuir mais sacolas de plástico gratuitas e Xanxerê tornou-se o primeiro município do país a adotar o uso obrigatório de sacolas ecológicas. A ideia partiu de um grupo de supermercadistas e teve apoio da prefeitura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Meio Ambiente.
Antes do projeto, eram distribuídas mais de 1 milhão de sacolas plásticas de uso único por mês, somente nos 30 supermercados da cidade. Xanxerê quer virar exemplo e incentivar outras prefeituras, órgãos públicos e empresas do setor privado a adotarem também uma atitude mais consciente.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Eu tenho duas ecobags lindonas...
Quando vou ao supermercado o povo fica me olhando achando que sou ET... mineiro é bicho lerdo mesmo ne...
somos atrasaaados. Na Holanda já é assim há séculos.
mas fico pensando: como fazer na compra do mês, que levamos muita coisa?
Eu tenho feito isso em locadoras de vídeo, padaria, feira. Não aceito plástico mais.
todo dia é dia de cuidar do planeta :)
parabéns pelo blog!
Faço minhas as palavras do Dan. Bjus.
http://contesta-acao.blogspot.com
Postar um comentário