segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Síndrome de Firenze



Me surpreendi com este vídeo fantástico hoje, enquanto almoçava em um restaurante perto de casa. É a única hora do dia em que vejo TV.
Antes mesmo que aparecesse o letreiro no final do filme eu já sabia do que se tratava, a maravilha do Inhotim.
Excelente trabalho da agência Filadélfia, produção mineira de encher a gente de orgulho. O filme foi inspirado na Síndrome de Sthendal, um fenômeno descrito pelo escritor francês Sthendal como uma série de sintomas como falta de ar, palpitação, taquicardia, vertigem e desmaios em pessoas que visitaram a Galleria degli Uffizi, em Firenze.
A Síndrome de Sthendal é conhecida também como Síndrome de Firenze. Em 1817, de passagem pela cidade, Sthendal foi completamente absorvido pelos sintomas descritos ao visitar os locais que abrigam obras de arte.
"Havia atingido aquele nível de emoção onde se encontram as sensações celestes das artes e dos sentimentos apaixonados. Saindo da Santa Croce o coração bateu forte, caminhava temendo cair"
Em 1979, a psiquiatra Graziella Magherini analisou mais de 100 casos em turistas que visitaram Firenze. Entre os afetados, indivíduos de formação clássica, europeus e japoneses sensíveis à arte.
E pesquisando sobre o vídeo do Inhotim, descobri que sofri e ainda sofro a tal da Síndrome de Firenze. É realmente difícil explicar o encanto, a admiração, a atmosfera envolvente e perturbadora que Firenze causa na gente. Ali, eu não deixei somente parte da minha história, em Firenze, deixei também parte do meu coração.
E se um escritor francês descobriu que Firenze pode ser doentia, eu posso dizer que ela me deu muito mais que paixão, ela me ensinou a amar.


Firenze, vista por mim

5 comentários:

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

Ai que linda essa foto !
Um dia ainda vou a Italia, quem sabe amando rs... deve ser legal estar ali apaixonada !
Saudades... quando casa? Quero te ver !

Beto disse...

"...,ela me ensinou a amar."

... me lembro de ter sentindo algo diferente, de ter percebido alguma coisa no ar, um silencio, uma paz, misturado com alegria... de viver, ... na hora só identifiquei que era uma sensacao boa, que deveria buscar mais vezes esse momento... lembro que fiquei pensando que talvez isso seria enfim Deus... será que é isso, entao?!... lembro que foi a primeira vez que percebi que poderia existia uma outra percepcao da realidade... e me questionei se seria possivel, algum dia, eu ficar nesse estado constantemente... noooossa... caraivei....imagina?!... é isso que eu quero!!
... depois de muito tempo vim a crescer e ... um dia me mostraram uma filosofia de vida diferente... e me lembrei daquele dia, escutando aquela musica... e pude perceber que o amor sempre esteve dentro de mim... e que nesses momentos de proximidade com a arte, com a beleza, é que nos permitimos recordar do nosso silencio e de como devemos viver.


"Aquele a quem a Natureza começa a desvendar seu segredo manifesto experimenta um anseio irresistível por sua intérprete mais digna: a Arte".
Rudolf Steiner

Carolina disse...

tb fiquei boquiaberta com essa propaganda, achei um trabalho impecável e com certeza me lembrou da época que trabalhei com isso!

Achei linda a foto de Firenze!

Beijo

Daniel disse...

A foto é realmente muito bacana. Bjus.

http://contesta-acao.blogspot.com

Carol Godoi disse...

belo texto, bela.
o vídeo realmente é incrível, assim como o lugar.
vale a pena viver pra ver essas belezas.
abs.