quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Relembrando Gandhi

Foto by Google

Crianças vestidas de Gandhi

Talvez o maior pecado de nossas vidas e uma das maiores falhas, não sei se nossa ou dos nosso sistema de educação, é a falta de importância que damos à História quando estamos na escola. Amanhã serão comemorados em toda Índia os 139 anos do nascimento de Gandhi. Eu não sabia disso e coincidentemente hoje pela manhã, ganhei três horas da minha vida assistindo ao extraordinário filme que fizeram em 1982 (eu tinha um ano) sobre ele que foi uns dos maiores personagens de toda nossa história.
Na verdade, o que pregava Gandhi dizia respeito à força que deveria mover todo o universo em sua plenitude, a harmonia e a igualdade entre todos nós.
Essa vontade de lutar nasceu em Gandhi quando ele era um jovem advogado e fora trabalhar na África do Sul.Ali,foi expulso de um trem pois não podia estar na primeira classe por ser indiano e de cor. A partir daquele momento,sua bandeira foi erguida e em um país formado por milhares de aldeias,línguas,dialetos e religiões, ele conseguiu unir pessoas com tantas diferenças em torno do ideal de liberdade.Quando o homem lhe foi injusto e usou a força física,Gandhi jejuou, se puniu por ver acontecer o que mais lhe fazia sofrer,a reação que levantava mãos,apertava gatilhos,empunhava facões e derramava sangue.Quando o ódio tomou os corações de hindus e muçulmanos numa guerra incontrolável, o homem que era pequeno e andava com alguns pedaços de pano(suas roupas, as tinha queimado por serem de tecido inglês)se recolheu em um martírio que só teve fim quando os ataques cessaram.Ele tinha o poder de instaurar a paz no coração dos homens.Gandhi nunca ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Sobre Gandhi, Albert Einstein disse: "As gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra."

Um comentário:

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

Ow quando encontrar Dalai Lama, de um abraço nele por mim?
Quando vc vai?
Um beijo