domingo, 26 de outubro de 2008

Na montanha

Foto by Beto

As vacas do Alto Adige

Estar em uma casinha de campo no meio da montanha parece fazer parte do cast de um comercial do chocolate Milka.Impressionante como só a experiência pode dar a mínima idéia do que é viver em um lugar como este.A família Zimmer é jovem,mas numerosa.Christian e Frieda não têm 40 anos,mas estão criando já três filhos na casa onde ficamos hospedados.As 12 vacas e seus 20 litros de leite diário,além dos quatro quartos que alugam,garantem o sustento da família.A água que vem do rio e a lenha das árvores e pinheiros geram energia e fazem com que na casa quase não cheguem as contas no final do mês.Os cabritinhos e os coelhos no quintal são só para divertirem as crianças e convivem bem comendo mato e tudo aquilo que veem pela frente.O feno das vacas é bem estocado.É que o inverno chegou e a neve não dá trégua até abril.As vacas estarão por oito meses,até junho,quentinhas no estábulo e Christian me jura que elas não reclamam.Quem sofre são as crianças que acordam às 5h30 pois o ônibus que as leva à escola numa cidadezinha próxima passa às 6h15. No inverno,a freqüência diminui.As compras de supermercado são feitas de uma só vez.A hortinha com salsa,cebolinha,tomate,manjericão e orégano ajuda,e muito,no almoço e jantar.E, enquanto Christian prepara o feno,tira o leite das vacas e se empenha com o trabalho dessa roça diferente,Frieda está na cozinha ou limpando a casa.Eu observo tudo com olhos de curiosa,relembrando com saudade,dos tempos que eu calçava as Sete Léguas vermelhas e ia debulhar milho ou tomar leite com Toddy na caneca,debaixo da teta da vaca.

Foto by Beto
Os cabritos da família Zimmer

5 comentários:

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

Oh gente que coisa mais tudo nessa vida !
Eu vi apenas o post de Barcelona mas estou mega surpresa com tantas coisas lindas e bacanas vc esta vivendo ai, e o melhor é ter alguem do seu lado para dividir tudo isso e tambem tirar foto rs...
Viva sua metade Italia.. estou ansiosa com sua chegada na India !
Um beijo

Anônimo disse...

Amiga!! Tudo bem??
Que legal, nem sabia que vc tinha um blog!! Onde vc ta ai?
aiiiii, que vontade de viajar que está me dando! hahaha
aproveita mto!
vou entrar aqui sempre
beijooos
Ka

Carol Godoi disse...

Menina! onde que é isso e como vc foi parar aí??
outro comentário: eu tbem fazia exatamente isso no sítio do meu avô. seguia ele de manhã bem cedo com uma caneca de latão com toddy dentro pra tomar leite na vaca. q saudades.
tô adorando acompanhar o blog. bjos.

tio zeca disse...

oi sobrinha, muita boa e bastante família, sua esplanação sobre esse lugar delicioso,sobre os coelhinhos as cabras e as vaquinhas da fampilia Zimmer, acho que vou pegar o primeiro avião, com minha caneca cheia de toddy. bjão prá voces.
tio zeca

Myriam Alamo disse...

Oi, é Myriam posso ver que curtindo da viagem, essa montanha é na Italia? E seu tio tem razao depois da sua descriçao eu estou afim de pegar o primeiro aviao e visitar a familia Zimmer!