sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Contando um segredo

Foto by Beto

Eu e minha bike, em Lucca

Todo mundo tem um segredo.O meu era na verdade um medo.Quando supera-se,porém,o medo que vira segredo já não é mais segredo.E para os amigos a gente pode contar.Não foi por falta de prática ou pela ausência de alguém que me segurasse firme na infância.O fato está que eu sempre tive um grande medo de andar de bicicleta.Compartilhava do meu mesmo mal minha melhor amiga,que preferiu casar-se a comprar uma bicicleta.Era realmente desconcertante e constrangedor recusar convites de amigos,investidas de garotos interessantes para evitar de passar essa grande vergonha.Aqui na Itália,a bici é um dos mais populares meios de transporte e,mesmo assim,nos anos em que vivi aqui,jamais arrisquei subir em duas rodas.Pra mim foi sempre um medo que um dia superaria,mas quanto mais tempo eu adiava este dia,melhor era.Ou não.Estive esses dias em Lucca,uma das mais lindas cidades da Toscana,cercada por uma grande muralha,o cenário perfeito que me metia inveja pela gente feliz e livre que pedalava no meio de todo aquele verde.O desafio estava lançado.Era o momento e a oportunidade de superar o medo que me prendia e me colocava muito longe do prazer que eu tanto queria sentir.De um lado o medo,do outro um lugar especial,a paisagem,as folhas no chão,o vento na cara e o prazer de libertar-se.Fiquei com a segunda opção,aluguei uma bici pequenina com a cestinha na frente e ainda temerosa subi em cima e comecei a pedalar meio sem jeito.Logo estava dando a volta na muralha,no lugar onde por várias vezes timidamente admirava as meninas com os cabelos ao vento,escondendo de todos o meu grande segredo.

Nenhum comentário: