quinta-feira, 20 de novembro de 2008

No Templo de Ouro

Fotos by Isabela


Quatro portas neste magnifico espaco permitem a entrada de cristaos,muculmanos,hinduitas e budistas.O Templo de Ouro,lugar mais sagrado para a religiao sique, eh um espetaculo que envolve tradicao e arquitetura esplendorosa,mas principalmente o principio de igualdade na qual se baseia esta doutrina.
Sabe aqueles indianos com turbante na cabeca e barba longa, que a gente ve passeando por Londres. ou dirgindo taxis em filmes e seriados que mostram New York?Eu nao sabia,mas eles fazem parte da religiao Sique. Para eles,Deus nao tem uma forma precisa.Nao praticam nenhuma adoracao e sao totalmente contra o sistema de castas,que divide a sociedade indiana entre miseraveis,pobres e ricos.A barba e o cabelo nao podem nunca ser cortados.Os que possuem a barba curta, na verdade, estao escondendo o resto dela com redinhas ou trancas que de alguma forma conseguem colocar em modo que ninguem veja seu comprimento real.
Conhecemos um pouco mais do siquismo,visitando este maravilhoso templo,na cidade de Amristad e guiados por um senhor sique que com muita simpatia e generosidade fez questao de nos mostrar a casa sagrada de sua religiao e explicar um pouco mais sobre o siquismo.Para entrar no templo,tivemos que tirar nossos sapatos e lavar nossos pes,alem de cobrir nossas cabecas.Estas sao as unicas regras.Num espelho d`agua,alguns homens e criancas se banham,como um ritual de purificacao.Durante todo o tempo,ininterruptamente,os versos do livro sagrado sao entoados por uma voz, seguida por instrumentos musicais.Isso acontece desde as 5 da manha,quando o livro eh aberto,ate as 9e30 da noite,quando ele finalmente eh fechado.
A cupula do templo eh totalmente coberta de ouro e a decoracao do interior em marmore e pietra dura,com esplendorosas pinturas e muito dourado.Mas impressionante mesmo, eh ver a devocao dos siques com a religiao.O senhor sique nosso amigo vai la todos os dias.Entra na longa fila para visitar o templo,algumas vezes se banha e bebe a agua da "piscina sagrada" e come no restaurante que serve diariamente,comida gratuita para todos os pelegrinos e turistas.
O que mais valeu desta experiencia foi reconhecer que atras do turbante e da barba longa destes homens,se esconde uma simpatia infinita,como jamais poderiamos imaginar.


Um homem se banha no espelho d`agua sagrado


A menininha sique tambem ganha um banho da mae.Olha como ela e fofinha


Os "siquinhos" mais jovens nao tem ainda tanta cabeleira pra esconder,por isso o turbante deles eh bem menor


Eu e nosso amigo sique,com a esposa


Beto e eu no Templo de Ouro

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom você ter visitado um templo Sicki e levada pelas mãos de um adepto dessa tendência religiosa hindu. Achei maravilhosas as fotos e a retratação que você faz dessa experiência. Chamo atenção para os cuidados que vc. deve ter com sua saúde. Pelas fotos noto que vc. já perdeu vários quilos e está magra. Não deixe de se alimentar de maneira correta. A saúde deve ser colocada em primeiro lugar. Dê um abração no Beto. Não esqueça de trazer meu turbante sicki e , se póssível, um punhal indiano.
Beijão prá vocês. Este final de semana devo estar em São Paulo curtindo a Mariana.