terça-feira, 16 de junho de 2009

Milhares de sóis

Foto de Isabela

O sol se põe inúmeras vezes ao longo da vida que a gente vive. A magia deste momento significa a hora do jantar de quem vive na roça, o sinal barulhento para os alunos na sala de aula, a ave maria musicada para o caminhoneiro que segue viagem, a reverência de frente à mesquita, o sinal da cruz perante a igreja. Quantos pôres do sol a gente vive sem vivê-los e quantos deles a gente guarda pra sempre como um momento único e sublime.
Eu me lembro muito bem de dois, um na montanha e um no mar, um com pássaros e outro com golfinhos, um com vento e outro com a brisa.
Sentei na neve fofinha e olhei lá de cima a casinha de pedras, nem sinal de cidade. Na minha frente uma montanha, do meu lado e atrás de mim, outras duas, era uma cadeia e eu no meio dela. Os mistérios do dia-a-dia foram dissolvendo como quando o sol encosta na neve no início de primavera. O frio entrou pela orelha e me fez amassar o nariz com as luvas. Eu sabia que passados os anos, eu jamais iria viver a mesma sensação.
Subi uma outra pedra no verão do oriente, escorreguei na terra marrom, ralei o dedo e fiquei com medo. Nos sentamos e aceitamos o melão do vendedor solitário que suava carregando um balaio. Saboreando a fruta doce e contemplando o mar até onde vai aquela linha de infinito, avistamos seis golfinhos que lá de longe transitavam alheios ao que acontecia no mundo fora do oceano. Um balé fenomenal ritmado por uma música própria, já que o único som era aquele do vento. A bola de fogo descia e estava cada vez mais perto do mar, dentro de pouquíssimos minutos ela encontraria os golfinhos, os peixes e toda a vida no fundo do mar. O espetáculo deixaria de ser só nosso. Não pude não sentir imensa gratidão por ter uma terra minha,um sol meu, seis golfinhos, um companheiro e milhares de pôres do sol pela frente.

6 comentários:

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

Hoje de manha, fiz yoga ao ar livre, sol de inverno quentinho em contraste com o vento gelado... Lembrei de vc, lembrei de Beto, mandei boas vibrações para vcs, energia boa cheia de amor... Se a brisa sobrou sobre ti hoje, com certeza ela levou as minhas orações a Deus em favor de voces.
Um beijo

Carol Godoi disse...

Que lindo texto Bela. típico de quem está apaixonada pela vida que está começando.
boas energias sempre.

Rafael Junqueira, o homem da idéia certeira disse...

Ninguém melhor do que ela para falar da beleza da Natureza, afinal de contas, ela veio da cidade das rosas e, o mais importante, ela, literalmente, é Bela!

Beto disse...

Nasce o Sol...
e junto com Ele a Natureza desperta agora.
Pássaros cantam e dançam a música de mais um novo dia
E com a bondade e o carinho da brisa no rosto,
Arvores e Montanhas, lentamente, despertam... e entram na dança.
Bailam também Nuvens e Ondas,
E com harmonia Mar e Céu
Compoem o ritmo desse momento mágico

Respiro fundo....
e tomo consciencia da nossa dança cósmica
a Beleza, a Justica, a Bondade despertam agora
e junto com Elas, com sorriso no rosto,
me integro, num só som, a toda essa Vida...

O Sol nasceu agora!

Kelly Resende disse...

Sempre lindos seus posts! Que vcs dois tenham muitos e felizes pores do sol juntos!!!
Dá uma olhadinha no post de hoje no Amigo do bicho.
Beijos

Kelly Resende disse...

Tem um selinho pra vc no meu Blog, passa lá!
Beijos