segunda-feira, 15 de junho de 2009

Você é o que você usa

Imagem Google

Alguém sabe realmente o que está por detrás da camiseta que veste? Não falo de estilo ou de moda como expressão de ideologias ou estado de espírito. Falo de todo processo pelo qual esta peça passou até chegar ao nosso corpo, da colheita do algodão ao transporte que a levou até a vitrine onde ela nos encantou.
Muita gente não sabe, mas o algodão, material presente na maioria das roupas que a gente usa, é um dos que recebe maior quantidade de agrotóxicos. 25% dos inseticidas usados no mundo são destinados às lavouras de algodão. Isso significa que estamos usando veneno para cobrir o nosso corpo. Um veneno perigoso, que além de afetar o meio ambiente, está matando aos poucos as pessoas envolvidas na colheita e contribuindo para desequilibrar o planeta.
Conheci o Instituto Ecotece, ao redigir uma matéria sobre consumo consciente para uma revista. A organização foi criada pela jornalista Ana Cândida Zanesco, que me explicou os objetivos do Ecotece e falou sobre a importância de avaliarmos o impacto do que vestimos no meio ambiente e na sociedade.
Para a produção de uma camiseta que pesa 250 gramas, são utilizados 160 gramas de agrotóxicos. Além disso, os processos de lavagem, tingimento e transporte agridem ativamente a natureza. Uma solução defendida pelo Ecotece é o uso de algodão orgânico, que além de respeitar o solo, não afeta a saúde das pessoas e sua produção realizada por pequenos agricultores locais, ajuda a incrementar a economia de forma sustentável. Todo mundo sai ganhando.
O Vestir Consciente, movimento criado pelo instituto, propõe uma mudança de consciência. Falar de moda ecológica, socioambiental ou sustentável é pouco. O que eles defendem é um retorno às nossas origens, de um relacionamento mais puro e respeitoso com a mãe natureza.
A dica para colocar a coisa em prática vem de soluções simples: que tal pensar se realmente precisa daquela roupa que está prestes a comprar? O que acha de reciclar aquela que já tem no armário ou procurar em um brechó alguma peça legal? A gente é o que a gente usa, e a partir daí mostramos pro mundo nossa inteligência e sensibilidade. Uma visita ao site do Ecotece ajuda a abrir os horizontes.
www.ecotece.org.br

Nenhum comentário: