segunda-feira, 6 de julho de 2009

A Igrejinha de Brasília

Imagens do Blog da Conceição Freitas, do Correio Braziliense


A Nossa Senhora de Fátima de Brasília não precisa de olho, nem boca, nem nariz. É bonita e expressiva mesmo sem expressão. Ora, que coisa mais estranha todas as Nossas Senhoras do mundo terem rostinho bem feito, olhar piedoso e nariz perfeitinho. Afinal, Nossa Senhora é sagrada, ué, é como um ser de outra dimensão, por que então ela tem que ser igual à gente, com olho, boca e nariz?
Se as crianças são as preferidas ao lado de Deus, que problema tem pintar um céu azul dentro da igrejinha, com pipas e carretéis coloridos?
"Ah, mas tá muito feia essa igreja, não tem nem a via sacra, era tão bonita antes da reforma", reclama a senhorinha da cabeça branca frequentadora das antigas. Enquanto isso,no lado de fora, a família posa para a foto depois do batizado de mais uma criança.
A igrejinha em forma de chapéu de freira só podia mesmo existir em Brasília, lugar onde as óbvias esquinas escondem surpresas a quem acha que tudo aqui é óbvio.
O artista lutou com pincéis contra a incompreensão de quem achava que a igreja também tinha que ser óbvia, padronizada. No lugar das cruzes, via sacras e lágrimas, ele pintou cores, alegria, beleza. E a igrejinha ganhou vida, com a Nossa Senhora, os pastores e um universo puro anil.
Alcançar o céu não é só sonho de beata, é luz, imaginação, é magia que torna possivel e legitima aquilo que chamamos de fé.

4 comentários:

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

Nunca gostei de brasilia, mas com vc ai, ela esta ate se tornando uma cidade simpatica rs...
Um beijo
ps: como foi seu niver?

Daniel disse...

Diferente da Renata, e como morei um ano no DF, gosto desta cidade muito bacana, de pessoas interessantes, enfim. Bjus.

http://contesta-acao.blogspot.com

Carol Godoi disse...

eu vi na TV a revolta das beatas com a pintura.
por isso q cada dia mais acho religião uma m....

Unknown disse...

mas ...voltando a velha pergunta..o que seria do azul se todos gostassem do amarelo??? hahaha é divertido ver essa briga, pelo menos as pessoas se posicionam por algo, coisa cada dia mais rara :-))
besos