domingo, 21 de setembro de 2008

De olhos fechados

Foto by Google


Mesmo com toda aquela bela paisagem de pinheiros e um verde que a cada colina mudava de tonalidade,preferi fechar os olhos e fingir que estava dormindo.A viagem não duraria mais que três horas,a estrada era muito boa e apesar do carro pequeno,eu ia confortavelmente sozinha no banco de trás.Na conversa das duas,amigas de longa data,detalhes da vida privada que eu por alto tinha conhecimento.Faltava escutar de suas próprias bocas.A mais jovem falava sobre o processo que estava na justiça contra o ex-marido.Casualmente, ela havia descoberto que dividia o teto e os lençóis com uma mente perversa que abusava de negras miseráveis em suas missões militares pela África e tinha tendências pedófilas e incestuosas que enojavam qualquer um, mas principalmente a filha que logo depois, passou a entender a insistência do pai em entrar no banheiro para pegar alguma coisa enquanto ela tomava banho.Preferi continar de olhos fechados para não constranger ainda mais aquela simpática senhora que havia perdido tanto da sua formosura e beleza depois que o mundo desabou e ela ficou sem chão.
Era sofrido pra mim vivenciar cenas imaginárias na minha mente de um homem capaz de sentir prazer ao cometer monstruosidades bizarras.
Não sei se ignoravam minha presença, se simplesmente acreditavam nos meus olhos fechados ou se para elas, não importava mais esconder-se de suas angústias e tragédias pessoais. Eu já sabia que a outra tinha perdido o filho na idade de 20 anos e que a coisa marcou muito sua vida causando uma grande revolução em sua casa e família.Talvez por medo,por educação ou por pudor,nunca quis dar um passo além para entender a verdade.Talvez eu tivesse medo de encará-la. Foi quando ouvi a frase que me fez gelar a alma."Talvez aquele vôo da janela da sala poderia ter sido evitado".
Sim,era verdade.A tirar sua vida tinha sido ele próprio.Aquela tragédia para a qual eu teimava em fechar os olhos se abria pra mim naquele momento em que obrigatoriamente eu tinha de mantê-los fechados. As grandes janelas que eu tinha imenso prazer em abrir para sentir a brisa,tinham sido testemunhas de uma cena chocante com desdobramentos capazes de ferir o fundo da alma.Meu coração batia muito forte.Tive uma vontade imensa de chorar,de abraçá-la e de dizer que eu estava ali.Não podia.Não tinha coragem.Mantive os olhos fechados até o momento em que o carro parou em frente a um supermercado do subúrbio.Desci e as ajudei com as compras.O que mais eu poderia fazer?

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa...

Beto disse...

me lembrei do livro, que agora é filme, "ensaio sobre a cegueira"...

me lembrei também do dia em que fechei os olhos na margem de uma ilha no lago Paranoá, aqui em Brasília, e, aí sim, pude reparar nos pássaros das árvores e nas marolas do lago...

..parece que a realidade é mais fácil de ser absorvida de olhos fechados.

.... mudando de assunto, ou talvez nem tanto, .. também acho que a verdade é mais fácil de ser escrita e lida do que ser dita e escutada.