sexta-feira, 9 de maio de 2008

Amor de telhado


Geralmente as canções românticas utilizam dos mais variados temas para contextualizar o amor. Fogo, casa, porto seguro, vida, céu... Nunca tinha visto porém quem o comparasse a um simples pombo. Até porque a figura do pombo é bem contraditória. Se pode parecer divertida para as crianças, que escoltadas por adultos, lhe oferecem o milho, pra muita gente é sinônimo de algo feio, de sujeira, de doença.Tudo bem que existe a antiga expressao dos "dois pombinhos",mas ninguém mais diz uma coisa dessas.
Em 2006,Giuseppe Povia,um cantor italiano, apresentou uma música no Festival de San Remo que se chamava "Vorrei avere il becco", algo como Gostaria de ter o bico.A música acabou por vencer o festival, mesmo debaixo de uma polêmica gerada pela crítica, que não estava totalmente de acordo com a escolha.
Um texto simples,de comparações singelas acabou por conquistar uma Itália cada vez mais desiludida e cansada.Na música, Povia diz: "gostaria de ter o bico pra me contentar com as migalhas,concentrado e atento,mas com a cabeça nas nuvens.Viver com a emoção de dar confiança a quem me dá o pão".
O valor amor, que deveria existir e andar lado a lado com a simplicidade, é a essência da música de Povia, que para muitos(e para mim também)é uma bela poesia. Porque ele trata o amor, o companheirismo (quando fala da avó que suportou o avô por 50 anos vivendo no campo)de uma forma que foge dos padrões seja da música romântica melosa que daquela que fala do amor como a paixão carregada de sofrimento.
Povia questiona onde foi parar o verdadeiro amor,aquele pela companheira,pela família,pelo individuo que está do nosso lado, apontando que as pessoas, por razões pequenas e egoístas, destroem seus sonhos e grandes amores.
Povia simplifica genialmente conceitos complexos. Em entrevista ao site caffè.it,o cantor observou que a mídia, assim como grande parte da população,se fantasia de intelectuais de esquerda,só porque está na moda e não conseguem captar o essencial, que é a coisa mais simples. "A música nunca mudou o mundo,mas ela ajuda a viver melhor",diz.
Lá no fundo,alçar grandes voos não significa muita coisa na vida de ninguém. Descobrir a satisfação que traz a simplicidade está sendo meu grande trunfo e esta canção do Povia não poderia deixar de participar da trilha deste momento..."Voarei,mas não muito alto, porque o segredo é voar baixo e um pombo voa baixo".......Para quem quiser ver/escutar a música:

http://youtube.com/watch?v=PVj1Bmk4Mus&feature=related

2 comentários:

Beto disse...

Gotosinha.... adoro a forma singela, sincera e natural como voce escreve.
Nuuu...agora que reparei...engraçado como voce é como voce escreve.
Ahhhh... por isso que gosto de ler seu blog entao!
...me sinto mais pertim do ce!

Te adoro

Geraldo Brito (Dado) disse...

Olá!
Vim nesse post por sugestão sua.
Realmente, o Povia deve ser um cantor muito sensível... Estava lendo aqui um trecho da canção em que ele fala que quer as migalhas assim como os pombos... Muito singelo realmente. Ouvi ainda outras canções dele pela internet. Um poeta sensível e passional.
Parabéns mais uma vez pelo seu blog. Visitarei sempre que puder. Muito interessante.
Saudações!