quinta-feira, 29 de maio de 2008

À minha pequena princesa


Nunca estive no Canadá, mas posso imaginar a casinha onde vive minha querida amiga Marie Hélène Montpetit, em Drummondville, perto de Montreal. Aliás, por onde andará Marie? Minha amiga perdeu-se pelo mundo, passou pela Finlândia, Itália, voltou pro Canadá e foi para o Japão. Apaixonou-se em cada um desses lugares, experimentou ávida e curiosa o sabor e cheiro de cada um deles, deixando por todo lugar um perfume suave e uma risada que me lembrava o Pequeno Príncipe. Aliás, Marie era igual ao Pequeno Príncipe desenhado na capa do livro. Consigo imaginá-la vestida com a roupa do príncipe,calça, casaco e botas com as mãos na cintura em cima de seu B612 a olhar a rosa. Ali estava Marie Hélène de Saint Exupèry
O primeiro ataque de riso que presenciei de Marie era destinado a mim mesmo.No inverno fui dormir na sua casa e ao trocar de roupa ela riu da minha ceroula,exagero típico de morador de país tropical em passeio pelo Velho Mundo.
Foi nessa mesma noite, que a vi passar de um extremo ao outro. Da risada gostosa ao choro não transcorreram nem mesmo duas horas. Da ceroula à foto de seu pai já morto de câncer, algumas imagens e histórias.
Com sotaquezinho francês ela me olhava desesperada no meio de uma aula de conversação e dizia na minha língua: Que saco!!.... é que a gente nao via a hora de andar rua à fora, rumo ao nada. Parar para comer um sanduíche,tomar um sorvete quando nossos poucos trocados nos permitiam.
Não tinha nada melhor, depois da chegada do verão, do que deitar com a Marie num gramado bem fofinho pra pegar sol e ficar de bate papo..às vezes, perdíamos a hora.
À noite, entre um gole de vinho e outro,sentadas no banco da praça em frente ao carrossel, a gente falava de homens, de sexo e eu entendia que incertezas e inseguranças de papo de mulher eram algo universal.
Acho que foi com ela que aprendi a dar ouvidos à minha alma aventureira. "Marie,depois daqui,pra onde voce vai?"....Ah,vou dar um pulo no Canadá e depois não sei...mmm,acho que Austrália!!...assim mesmo,sem pátria,sem rumo,sem muitas peças de roupa..mas assim,feliz!
Assim como o Pequeno Príncipe, Marie deixou sua rosa e seu planeta e saiu voando pelo mundo, de carona na cauda de uns cometas.Hoje, quando lembrei dela, fui pra janela procurar uma estrela.Lembrei da viagem do Petit Prince e das estrelas de que tanto ele falava. Ficou difícil no céu da cidade grande encontrar uma estrela pequena pra ser Marie nas minhas lembranças, mas nada disso importa, afinal, segundo o próprio Pequeno Príncipe, só se vê bem com o coração,o essencial é invisível aos os olhos.

Um comentário:

Beto disse...

"...mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."

"- Adeus, disse ele...

- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.

- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.

- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa..."

...esse trecho me lembrou da D. Chiquinha...:)