quinta-feira, 29 de maio de 2008

O Segredo


Há cerca de dois meses, estive em uma palestra do jornalista Ricardo Kotscho que estava em BH para lançar seu último livro "Uma vida nova e feliz". Durante o bate papo, Kotscho contou sua aventura do dia. No caminho de São João del Rey onde fora realizar uma matéria para a revista Brasileiros, ele e o editor Hélio Campos Mello,encontraram sentada na beira da estrada uma figura muito interessante.A imagem do senhor ancião de chapéu de palha, cortando fumo de rolo não estava na pauta,mas era tão intrigante e ao mesmo tempo tão brasileira que acabou chamando a atenção dos dois e virando uma matéria.
Não só o jornalismo tem dessas coisas. No nosso dia a dia ou em uma viagem, basta ter uma dose certa de sensibilidade para fazer iguais descobertas. De onde menos se espera surgem coisas,causos e personagens tão interessantes que não parecem mesmo ser deste mundo.
No meu caso, a protagonista era a Cachoeira do Segredo.Tínhamos viajado cerca de 3 horas de carro de Brasília até o povoado de São Jorge(somam-se mais 11 horas para mim de BH a Brasília)e caminhado em uma trilha,passando pelo mato e atravessando 28 vezes o rio por mais 2h30 para finalmente alcançar nosso tesouro, uma maravilhosa queda d'agua de 118 metros incrustada em uma rocha onde o sol bate somente poucas vezes ao ano. Estava ali,bem diante dos nossos olhos, o que pra mim é Deus, a natureza com toda sua energia, a Cachoeira do Segredo.
O personagem que me roubou a cena, assim como o ancião que tomou o espaço da matéria de Kotscho se apresentou: Meu nome é Wilson, deixa "Dilson", pára com "Ilson", muito prazer!!!Mais uma vez, acreditei piamente que existe dentro de mim,em algum lugar escondido, uma espécie de aparelhinho captador de figuras pitorescas e estranhas desse planeta,que num lugar como São Jorge, parece funcionar na sua máxima potência.
Pois bem...o Seu Wilson deixa Dilson me contou que foi o primeiro guia da Chapada dos Veadeiros e que conhecia muito bem a região, herança de seu trabalho como garimpeiro, função que passou de geração e geração na família e parou por ali mesmo,já que os recursos um dia se acabaram e além disso, ele nunca quis ter filhos . "Que nada, a vida tá muito difícil hoje, os jovens só querem saber de se drogar".
Com uma ótima memoria,no auge da boa forma ele me contou que lembra como se fosse ontem da primeira "guiada" que fez pela região. "Foi em 77 e eu guiei um casal de São Paulo, com três filhos, dois meninos e uma menina".
Quando eu falei que era de Minas,seu Wilson não escondeu o fascínio pela mulher e pela música mineira. Diz ele que Minas e Goiás são um povo só, no jeito,na música e nas moças bonitas. Affe, bonita pra mim era a risada dele, o gosto com que ele contava as histórias da região onde nasceu e sempre viveu.
A imagem do seu Wilson sentado numa pedra olhando a queda d'água me dizia alguma coisa. O que será que esse velho tá pensando??Ele vem aqui há pelo menos 30 anos. Já viu essa imagem pelo menos umas 500 vezes...Qual é a dele?
Acho que a resposta veio no momento em que voltei minutos atrás e senti novamente a mesma emoção ao levantar os olhos e me deparar com aquela obra de arte da natureza. Impossível ignorar a magia e o encantamento do Segredo e descobrir que ali não existem protagonistas e coadjuvantes, nem matéria principal ou retranca.

Um comentário:

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

O incrivel é observar que aquelas pessoas que toda a sociedade "julga" como sendo as mais exoticas e insanas, sao aquelas que mais transmitem paz e plenitude de vida.
Os atos de abandonar o cotiano frenetico e buscar uma paz plena, gera estranhamento e preconceito na sociedade capitalista que busca gozo em adquirir coisas sem valor eterno. Psicanalistas buscam nas suas teorias explicaçoes para o tal surto de rompante com os padroes e tradiçoes e justificativas que geram alento para as pedras que a sociedade atira pedras naqueles que ousam ser quem são.
Acho que no fundo, todos morrem de inveja dessas pessoas e por falta de coragem ou covardia não fazem o mesmo.
O segredo é esse: don't get lost yourself. E deixe as pessoas com suas pedras nas maos, no momento certo elas deixaram no chão para perguntar: qual o segredo da felicidade.
Bicho estranho é o bicho gente !
Um beijo