sexta-feira, 20 de junho de 2008

Da janela...


Da janela do meu quarto tenho um panorama normal da minha rua.Carros subindo, lixeiros gritando de manhã, as crianças do morro fazendo bagunça depois da aula.
Hoje é dia de coleta seletiva no meu bairro, dentro do projeto BH Recicla,mas o caminhão ainda nao passou.Vez por hora, olho lá pra baixo pra conferir se o lixo ainda está no passeio.Me sinto responsável pelo lixo reciclável que vai parar na associação de catadores e ajudar aquela gente a tirar uns trocados.Quando eu descobri que existia esse programa que coleta porta a porta o lixo reciclável,achei superlegal e passei a separar tudo. Na primeira sexta-feira,assim que acordei, fui levar o saco de lixo lá pra baixo e depois de muito tempo o caminhão da prefeitura passou.
Hoje ele está demorando. Melhor ainda para a senhora com lenço na cabeça e mãos espertas e sensíveis, que flagrei revirando os sacos de lixo do meu prédio,um por um.Toda vez que eu vejo esta cena se repetindo,ou por essa gente,ou pelos mendigos do centro e da Savassi,me lembro quando estava na escola e minha irmã me contou que tinha decorado um poema."Vi ontem um bicho,na imundície do pátio...o bicho,meu Deus,não era um cão,não era um gato,não era um rato,era um homem..Acho que todo mundo conhece essa poesia do Manuel Bandeira. Toda vez eu me lembro dela.Acabei de ver essa mulher,remexendo o meu lixo e lembrei-me dela.O que mais me atormentou foi saber que Manuel Bandeira escreveu O Bicho em 1947,há 61 anos atrás...Acho que ele já previa que os bichos se multiplicariam,mas será que ele imaginava que seria esta a proporção?
Ontem trabalhei em uma festa. 500 convidados,whisky Johnnie Walker,Veuve Clicquot,vodka com energético,banda formada por músicos famosos do pop rock nacional.Orquídeas,velas,meninas de vestidos de paetês e saltos altíssimos,meninos que guiavam orgulhosos seus carros importados e senhores que desfilavam com suas respectivas. Algumas delas,ignorando o clima tropical,chegaram vestidas com casacos de pele.A mãe do aniversariente o guiava como um robô,conseguia controlar milimetricamente seu sorriso pra as fotos de família.Chegou cedo e durante a entrada triunfal,xingou os cinegrafistas:Corta,corta,pode parar,tá tudo errado!!!Tirou uma escova num sei de onde e deu o toque final nos seus lindos cabelos.Agora sim,a equipe podia filmar.Não sei o que aconteceu durante toda a noite,vim embora assim que pude,mesmo tentada a experimentar as guloseimas classe AA que as belas garotas serviam.
Hoje tem movimento na casa do vizinho da frente. Uma equipe de segurança eletrônica está instalando aquelas cercas elétricas em cima do muro e do portão.Acho que ele tem medo de algum bicho.O barulho da solda me incomoda. Menos mal que a aula acabou e os meninos do morro estão passando. Prefiro escutar o som da bagunça,das brincadeiras e o hino do Galo que eles estao cantando e esperar,do fundo do meu coração que eles não se tornem bichos.

2 comentários:

Beto disse...

Guloseimas classe AA

"Bichos!
Saiam dos lixos
Baratas!
Me deixem ver suas patas
Ratos!
Entrem nos sapatos
Do cidadão civilizado...

Pulgas!
Que habitam minhas rugas
Onçinha pintada
Zebrinha listrada
Coelhinho peludo
Vão se fuder!
Porque aqui
Na face da terra
Só bicho escroto
É que vai ter...

Bichos Escrotos
Saiam dos esgotos
Bichos Escrotos
Venham enfeitar
Meu lar!
Meu jantar!
Meu nobre paladar!..."

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

Acho super engracado quando um ser humano comete algum delito barbaro, o comparam com um animal:" ele agiu como um animal" !
Animais so matam quando tem fome e por questao de sobrevivencia, animais ficam em seu proprio territorio e nao costumam invadir o do "vizinho", minha cachorra quando esta com sede, bate na vasilha de algua com a patinha para informar que ela precisa de agua....
Animais sao educados, e cuidam dos seus....
E nao entendo por que o ser humano "prende" em jaulas muitos deles, e os consideram perigosos?
Acho que esta tudo errado.... nos estamos no lugar errado... estou pensando em filiar a alguma ong de protecao a animais rs... Ele sao o modelo de convivio harmonioso para o futuro !
Um beijo