quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A menina tímida

Foto by Google

Ela era muito tímida e grudada com a mãe.Nunca tive notícias do pai,não sei se eram separados,se ele tinha morrido ou se nunca se fez vivo. Enquanto nós,lá pela terceira série pegávamos nossa mochila e saíamos sozinhos da escola direto pra casa(naquele tempo não existia a neurose que tem hoje em dia)ela ainda esperava a mãe na porta.Envergonhada,retraída,muito magrinha,branquela e com cabelos muito ralos.Nunca mais a vi.
Outro dia vi a mãe.A reconheci súbito,era a mesma senhora.O tempo não passou pra ela.Fiquei imaginando que fim fez a filha.Geralmente, os tímidos retraídos conquistam cadeiras de gênios.Passam no vestibular de Engenharia,Medicina,fazem pós,mestrado,doutorado,conhecem e dominam as línguas, mas são incapazes de saírem de seu próprio mundo.Meu professor costumava a dizer que eu passaria no vestibular para Economia Doméstica. Que estúpido.
Passei no vestibular de Comunicação em uma ótima universidade.Era concorrido sim.Ainda me lembro na prova de ver chegando uma menina que não parecia tão tímida quanto à colega da infância.Essa menina acabou virando uma de minhas melhores amigas dentro da faculdade.Ela não era nem um pouco tímida.Suas conquistas têm sido grandes. As minhas para mim também. Nenhuma grande empresa,nenhum mestrado ilustre,nenhum salário grandioso.Nem sempre prazeres. Mas a tranqüilidade da consciência.
Penso muito na vida que passa,no vento que sopra,nas malas vazias,nas voltas cheias de histórias.Prazer não é pra sempre.Dor não é pra sempre.Sentir é pra sempre. Se perdemos a capacidade de sentir,não temos mais o porque de ser.O medo de não conseguir sentir mais nada é a pior coisa que possa existir.Estamos perdidos,numa estrada sem rumo e com um grande tesouro nas mãos,a vida.Se ser livre é ser medíocre,que felicidade é a mediocridade.
Volto à menina tímida e peço desculpas por tudo o que disse.Maria,espero que você tenha vencido seus medos.é isso que tento fazer todo dia.Sim,é dificil demais,eu sei,mas que bom ter consciência. Será que voce é uma doutora,uma engenheira?Se for médica,cuida bem do coração dos homens. Se for engenheira,procure desenvolver projetos contra a escassez de consciência destes mesmos homens. Se por acaso,mudou de idéia e resolveu fazer Letras,História ou Comunicação,ajude então,minha amiga a acordá-los. Conto com você.

Um comentário:

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

Maria, onde esta voce agora Maria?