segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ônibus da Felicidade

Foto tirada do site Expresso Bus


Tem gente que não gosta de andar de ônibus e tem gente que TEM que andar de ônibus.Supelotação,trânsito que não flui,gente reclamando,menino pendurado na porta ou pegando traseirão.Enfim,são tantos os motivos para odiar andar de ônibus.
Mas imagine só um ônibus onde o motorista e o cobrador te dão boa noite,conhecem a maioria dos passegeiros pelo nome, dão dicas sobre linhas e ruas da cidade,esperam os velhinhos se acomodarem antes de arrancar.Pois é,este onibus existe,faz parte da linha 2103 Prado/Anchieta e quando guiado por César e com a cobradora Socorro é tudo isso e muito mais.
Hoje, passei uma hora e vinte dentro de um ônibus cheio em meio a um trânsito caótico.O motorista não me cumprimentou,trocador idem.Tentei puxar papo com a moça sentada do meu lado.Até que ela retribuiu mas logo desceu.Sorte dela.Ou azar, já que ela ia pegar outro coletivo.
Pois cheguei para o meu compromisso esbaforida,depois de subir um morro correndo preservando a pontualidade,coisa que respeito muito.Pois que chego no meu compromisso e levo um bolo sem explicação.Com a boa vontade de uma boa alma,peguei uma carona até o ponto de ônibus mais próximo,esperei uns dez minutos,mantendo a calma e procurando não ficar chateada com o ocorrido.Entrei e fui recebida com um caloroso boa noite do motorista seguido do mesmo gesto da cobradora que lhe lançava um maço de notas no maior estilo: pega ae,parceiro.
Separei as moedas,entreguei e me sentei.No "Jornal do Ônibus",a frase da seção "Gentileza Urbana é..."era: Ser educado com o motorista e o agente de bordo.
A primeira a entrar depois de mim era uma garota bem arrumada que perguntou como fazia para chegar até a Savassi.Nunca vi um cobrador dar uma resposta com tal educação.Após a garota,entrou um senhor de idade que ficou na parte da frente conversando com o motorista sobre a vitória da Portuguesa sobre o Cruzeiro.Passando em frente à Academia de Policia,duas meninas subiram e pareciam já íntimas da trocadora Socorro. Um Cabo da PM entrou contando pra Socorro que estava com a cabeça que lhe saía fumaça.Acabara de fazer uma prova de matemática e na hora H, a calculadora tinha dado pau. A Socorro contou que só faz cálculo no lápis,que quando tinha feito o concurso pra ser cobradora que tinha até universitario competindo com ela.E ela não confiou na calculadora."Quem confiou se deu mal...e olha que tinham uns problemas difíceis,hein",disse ela ao cabo.
Ele desceu na Praça Sete e o motorista explicou como pegar condução pra Antônio Carlos.A Socorro logo deu notícia,dizendo que ele não conhecia a cidade,que estava aqui só pro curso de sargento.No mesmo ponto, entrou outra amiga da Socorro que continuava seu papo animado.Enquanto isso,o motorista falava com a senhora que entrou fazendo piada que tinha feito exame no oculista e não enxergava nada.
Boa noite,tudo bem? Boa,noite,senhora,vai com Deus...Por nada!Até amanhã.Bom descanso. Eu estava realmente impressionada,essas frases geralmente nao se escutam com tanta freqüência dentro de um ônibus.
A viagem tornou-se realmente agradável,a fome e a vontade de fazer pipi já nem incomodavam mais.A idéia de pegar um taxi assim que saltasse na Savassi saiu da cabeça. Posso parar no shopping pra ir ao banheiro e caminhar até minha casa,tá um ventinho bom...Antes de mim, desceu um senhor com quem a Socorro conversava.Me levantei,perguntei se meu ponto era antes ou depois da Getúlio Vargas.Socorro me explicou e já quis fazer amizade.Me contou que o senhor que tinha descido era professor de Dança de Salão la na Tomé de Souza.Antes de descer, não deixei,porém, de perguntar o nome dos dois. César e Socorro.César,seu sorriso leva a gente ao sétimo céu.Socorro,sua simpatia nos impede de cogitar qualquer pedido por socorro.Saltei do ônibus com um grande sorriso e pensando como os pequenos gestos poderiam de fato mudar o mundo. As pessoas que diariamente pegam aquela linha são felizes,pois tudo que a gente precisa depois de um dia cheio de tabalho e preocupações talvez seja um sorriso,que sinceramente amolece qualquer alma perturbada. A gentileza,a simpatia,a alegria e a educação vindas destes dois trabalhadores que certamente também possuem lá seus problemas,conseguiram transformar meu dia.

Um comentário:

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

Se todos fossem iguais a Socorro e o motorista desta linha de onibus, que maravilha seria viver e andar de lotaçao...
Viver nao é facil ! Temos que acostumar !
Um beijo