domingo, 8 de fevereiro de 2009

Algumas verdades

Fotos de Isabela e Beto


Essa semana, ouvi de uma pessoa que a Índia pra ela, não é nada além que pura ignorância.
Pensei que um elefante caminhando na minha frente,ou um rato passeando pelo meu quarto me incomodam muito menos que as rodas de pseudointelectuais no café da livraria ou no restaurante do museu.
Imaginei que o cheiro de xixi misturado ao perfume das especiarias me embrulhava menos o estômago que o perfume francês e os quilos de maquiagem da moça do elevador.
Lembrei que tirar os sapatos e entrar dentro de um templo descalça pra mim foi muito mais prazeroso do que experimentar o sapato da vitrine da loja.
Senti que o sorriso gratuito e sincero pelas ruas da Índia era muito mais honesto do que tantos que eu ando recebendo por aqui.
Lembrei que as estações de trem, com o chão repleto de gente dormindo encolhida, eram mais aconchegantes e menos frias que a sala de espera de um consultório médico.
Lembrei que a curiosidade pura e inocente dos indianos era muito menos agressiva daquela das pessoas que fingem te dar conselhos.
Preferi milhões de vezes sentar no chão, comer com a mão e dividir meu alimento com alguma baratinha do que enfrentar a fila pro restaurante granfino, escutando conversas sobre a vida de quem eu nem conheço.
Vi que o abraço dos homens pelas ruas da Índia eram mais significativos que o aperto de mão entre os senhores engravatados.
Tive vontade de responder à pessoa que reduziu a tradução da Índia na palavra ignorância, mas achei melhor me fechar eu mesma na minha ignorância.
Hoje decidi: quero ser a mais ignorante de todos os seres humanos.

4 comentários:

Unknown disse...

é Isa cada um tem os seus valores, tem gente que prefere ficar sem comer, sem dormir mas pelo menos tá com o carro do ano hahaha, só posso falar que só lamento para eles.Mas são coisas que a gente tenta mudar quando as pessoas permitem, mas caso contrário....torcemos para que um dia descubram o que vale a pena de verdade.beijim

Anônimo disse...

Alguém escreveu, certa vez, que o maior prazer do sábio é fingir que é ignorante perante um ignorante que tenta parecer sábio. Sabe que é bem verdade?

Beto disse...

Tenho percebido que as pessoas sempre tem alguma opiniao, sempre tem algo pra falar sobre tudo, seja politica, economia, moda, televisao, restaurantes, carro do ano, futebol, dos outros.
Aqui na India, nas rodas de conversa entre os turistas, tambem nao eh diferente... sempre tem alguem que conhece o melhor restaurante, o melhor doce, salgado, hotel, cidade turistica, aula de yoga, massagem... tem expert pra tudo...
Sei que eh dificil, mas acho que devemos aprender a ficar mais em silencio... mesmo quando estivermos sozinhos!:)

Geraldo Brito (Dado) disse...

Realmente, diante de um comentário tão dispensável dessa pessoa, mas nobre foi responder com seu silêncio.
Bjs