quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Um anjo no céu

Foto pelo Google

Quando a gente era pequena, maio era o mês de vestir de anjo para coroar Nossa Senhora. Acho que eu nunca entendi o sentido daquilo. Pra mim, significava sair da escola e ir direto para igreja pegar em um papelzinho escrito à mão, o refrão da música e o texto que me cabia, que dependia do presente que eu daria à Nossa Senhora.
Podia ser o terço, a palma, o véu, as flores ou o mais importante, a coroa, que era super disputada pelas anjinhas.
Todas às tardes, depois da aula, a gente ia pra igreja ensaiar,acompanhadas das nossas mães. Enquanto isso,durante a semana, elas conferiam se as pomposas asinhas de pena de ganso dos anos anteriores ainda estavam intactas.O mais divertido,porém era ir nas distribuidoras de balas e doces escolher as guloseimas das surpresinhas. Quando terminava a coroação, a gente corria pro salão da igreja pra pegar a sacolinha de doces feita pelas mães das anjinhas que tinham feito a coroação. Algumas vezes, a gente saía satisfeita, outras um pouco decepcionadas. Me lembro que ao passar de cada ano, as surpresinhas iam minguando pouco a pouco.
No altar da igreja, existiam duas janelinhas, uma à esquerda e outra à direita. Elas se abriam e de lá,saíam dois anjinhos. Pra mim, era uma passagem secreta e eu morria de inveja dos anjinhos que entravam ali.
Um dia, muito tímida, eu pedi à senhora da coroação pra ser a anjinha da janela. Eu morria de medo de cair escada abaixo,tropeçando naquele vestidão comprido com aquelas sapatinhas brancas escorregadias.
Ela deixou e, pela primeira vez,eu percorri a passagem secreta.Que emoção!Abri a janelinha e lá de cima vi a igreja inteirinha olhando para aquele anjinho que estava ainda mais perto do céu.Não era meu dia de coroar, por isso nem me passou pela cabeça o medo de esquecer a fala,a música.
Fiquei ali, de mãozinha posta olhando as pessoas e imaginando qual seria a surpresinha daquela noite.

*ainda tenho minhas fotos de anjinha,um dia coloco aqui

4 comentários:

Beto disse...

Adorei mais essa sua viagem no tempo amooore.... quero ver as fotos de vc anjinha, hein??!!hehehe

Bjuss e saudadessss

Anônimo disse...

Não lembro desse tipo de coisa... ou talvez eu não prestasse atenção.

Unknown disse...

também quero ver fotos de anjinha :-) adorei a descrição e se a lembrança permanece até hj é porque ela marcou, mesmo sem saber o que estava ocorrendo ao certo :-)) beijim

Unknown disse...

Lógiiiico que era na Matriz, né! Eu tb sempre achei que ia cair daquela escada! hahahahaha