sábado, 14 de fevereiro de 2009

Observando

Foto Google

A Savassi foi invadida por meninos e meninas inquietos. Shortinho e meia preta, camisetas com frases em inglês, tênis allstar, cabelos vermelhos. E dentro dos limites da pracinha, eles passeiam de um lado pro outro,abraçam-se como se tivessem ficado anos sem se ver e jogam muita conversa fora.
O fato é que o comportamento da turma chama atenção na mesa de bar que eu estou e começo a me lembrar da minha inquietude quando tinha a idade deles. Os encontros na pracinha da minha época serviam para as primeiras paqueras, para fumar um cigarrinho escondido e para dar uns beijinhos sem que ninguém descobrisse.
Hoje, os meninos e meninas inquietos fumam e bebem na pracinha sem rodeios e muitos dos casaizinhos não são mais formados por um menino e uma menina e sim por duas garotas que descobriram que se amam e que amor e afinidade independem do sexo.
Olho para o novo sem me dar conta do tempo que passou e percebo que não sou a única a observar. O novo morador das ruas da Savassi, aquele que eu vejo pela manhã admirando as mocinhas das publicidades, também está lá. E ele olha pra tudo aquilo, sentado num banco. Levanta, dá uma volta entre os garotos que nem dão conta de sua presença a não ser pelo cheiro. Não consigo dar uma idade pra ele,mas ele é jovem. Penso na pracinha que ele frequentava quando tinha aquela idade. Penso no que ele está achando daquilo tudo. De como vê o rapaz de coturno, sobretudo e um olho pintado com uma rodela preta, a menina de óculos escuros e o casalzinho de guarda chuva aberto num noite quente sem chuva.
Olho pro mendigo e me olho. Somos todos seres humanos tentando entender quem somos nós, os seres humanos.

3 comentários:

DANIEL MORAES disse...

É minha cara, o tempo passa... Muitas coisa mudam e não nos damos conta disso. Pena que para outras tantas coisas que tem urgência de mudança, esta vêm no lombo de uma tartaruga. Bjus e boa semana.

http://so-pensando.blogspot.com

PS: Olha, passa aqui:

http://o-arrotoooo.blogspot.com

É um blog coletivo que faço parte (que tem a Renata como colaboradora) e que queria muito que você participasse também. Caso goste e queira, deixa teu e-mail para que eu poça lhe mandar o convite de acesso.

Anônimo disse...

Quer passar uma noite sem dormir, matutando? Imagine, agora, como vai ser a pracinha dos filhos desses garotos e garotas de olhos pintados, e imagine o que eles pensarão, então. Será que seremos capazes de evoluir mais?

Projeto Eutanásia disse...

Adorei o texto. Boas observações. Só uma coisinha. Na penúltima frase, há um erro de digitação em "num noite". No mais, puro deleite.

Alegrias e poesias,

Daniel Rubens Prado.