quarta-feira, 18 de março de 2009

A Brasília indiana

Fotos Google
Le Corbusier e o projeto de Chandigarh

Quem vê o caos que reina na Índia, com carros, motos (às vezes montadas por até 5 pessoas), riquixás, vacas, camelos, elefantes e bilhões de pessoas transitando, não pode imaginar que no norte do país, existe uma cidade projetada por ninguém menos que Le Corbusier.
Chandigarh fica no estado do Punjab e foi a primeira cidade planejada dos anos 50.Nasceu depois que o território indiano foi dividido com o Paquistão e o Punjab perdeu sua capital. Seu nome foi uma homenagem à deusa "Chandi", cujo templo estava localizado nas proximidades.
O projeto foi encomendado a Le Corbusier pelo primeiro ministro Nehru, que queria criar um modelo de desenvolvimento da Índia moderna.
O arquiteto concebeu a cidade como o desenho de um homem modular. Na cabeça, fica o Capitólio, onde foram planejados prédios para a sede do governo, parlamento e corte de justiça. No coração, está uma praça central e a principal área de compras. O pulmão abriga jardins com rosas coloridas e gramados bem tratados e o corpo se desenvolve com os amplos setores resdenciais.
Os bairros foram desenhados de modo que pudessem ser autônomos, com lojas, escolas e templos próprios.Ao contrário do que se vê nas outras grandes cidades indianas, Chandigarh é cheia de canteiros com árvores, praças e jardins. A cidade se destaca por índices positivos de desenvolvimento comparados ao resto da Índia. A maior taxa de alfabetização e de renda per capita vêm de lá.
Apesar da boa intenção de Nehru e do esplêndido exemplo de arquitetura de Le Corbusier(que muito inspirou na construção de Brasília, logo em seguida)Chandigarh também enfrenta os problemas das metrópoles urbanas. Com uma população de 1,5 milhões de habitantes, a cidade sofre com problemas de engarrafamento e a expansão das favelas.
O grande desafio agora, é aliar o crescimento econômico e demográfico à herança arquitetônica deixada por Le Corbusier. Chandigarh mostra que o espírito inovador de seu construtor sobrevive ao tempo, ganhando forma na tecnologia. Até 2012, a cidade quer se tornar a primeira na Índia a ser suprida inteiramente por energia solar.

Em minha viagem à Índia, não pude visitar Chandigarh. Mais um motivo para voltar.
O Palácio da Assembleia

A mão aberta, símbolo da cidade

4 comentários:

Unknown disse...

eita isso eu não conhecia, quero ir lá também para comparar com brasilia heheheh

Nayana disse...

Meo Deos que cultura você.

Nada de descontinho pra Crocquianos não...tem que sofrer! Merecem sofrer. Grrrrrr uhauhauhahau!!!
Só perdôo menininhas que usam crocs da hello kittie, aí ok. MAS SÓ ELAS!

bjo

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

Valeu por me levar a mais um llugar que nunca ouvi falar, hoje me sinto intima e pretendo mudar p/la amanha !

ps: eu apaguei o post anterior