sábado, 21 de março de 2009

De volta aos refis

Fotos de detersivifusi.it e Google


Ainda hoje me lembrei dos tempos em que a gente colocava as garrafas de coca,fanta e guaraná no engradado e subia rumo à padaria ou ao bar pra voltar para casa com refrigerante geladinho na mão. Era aquele troca troca de garrafas que a gente nunca mais viu. Saudades daquela época.
Hoje, não tem mais troca, nem contato com o cara que ficava atrás do balcão. Pegamos a embalagem de plástico na prateleira, colocamos na sacola de compras (de plástico) e vamos pra casa sem nem saber a grande bobagem que estamos fazendo.
Banir as embalagens representaria uma economia de 20 a 70% pro nosso bolso e uma considerável redução no custo no tratamento do lixo.
Se a gente pára pra pensar, é realmente possível diminuir o impacto ambiental das embalagens. Na Itália, e certamente em tantos outros países da Europa, já existe nos supermercados, uma espécie de central de abastecimento para produtos de embalagem reaproveitável. No caso dos produtos de limpeza, a gente compra a embalagem e quando o produto acaba, enche de novo nessa máquina, como um refil. E isso acontece também com o leite, café, arroz, legumes, fruta seca, vinho e até óleo de oliva. Outra vantagem, é que a gente pode comprar somente a quantidade necessária, sem desperdício.
Dizer não à embalagem torna-se uma atitude ainda mais ecológica quando a gente compreende o desdobramento desta simples mudança de hábito.
A produção de uma embalagem de plástico de um litro necessita de uma energia correspondente à 25 lâmpadas incandescentes de 100W acesas por uma hora, 2 banheiras de água cheias e emissão de CO2 igual à de um carro por 1km de percurso na cidade, sem trânsito. Imagina o benefício pro mundo se conseguirmos diminuir o consumo destas embalagens.

Essa é a máquina do leite


O self service de produtos de limpeza num supermercado italiano

Um comentário:

Beto disse...

Quanta coisa interessante no seu site amore...(Amigos do Bicho; Porteiro Universitario; Desperdicio de agua; Casa Verde; Projeto Narrativas Vivas; Racismo; Casa do Futuro; Reciclagem) estou gostando de ver..hehehe... qdo vc vier morar aqui em Brasilia, alem de postar,a gente vai lah nos deputados conversar pessoalmente e apresentar seu blog, com suas sugestoes de mundo melhor, pra ver se eles colocam as suas ideias em pratica!!hehehe