terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Narrativas Vivas

Fotos by Renata Rocha




Hoje experimentei a sensação do que é falar sobre criatividade para uma pequena sala de crianças e alguns acompanhantes dentro de uma clínica de reabilitação.Minha amiga Renata é a responsável pelo Projeto Narrativas Vivas, que busca levar até estes jovens, a oportunidade de mostrarem como veem o mundo através da comunicação e da fotografia.Pois ela me convidou para participar. Hum...o que dizer sobre criatividade quando você se acha a pessoa menos criativa do mundo? Comecei pensando no meu próprio problema, o que me leva a ter este déficit de criatividade.Fui lá na raiz de tudo e me lembrei que a palavra que vem antes da criatividade é liberdade. E foi sobre isso que eu falei com os meninos.Pedi que eles se liberassem do conceito careta do que é um objeto. Solicitei que eles esquecessem que um copo é um copo, que uma caixa é uma caixa e logo vi copos transformando-se em bonecos, caixas virando uma inteira cidade e recortes de jornais tornando-se manifestos de liberdade. A música que coloquei levantou sentimentos dos mais diversos e pude escutar de cada um deles o que sentia seu coração naquele exato momento. Me senti uma invasora que tenta captar o que está dentro do outro,talvez para entender o que está dentro de si mesma. Descobri que a minha criatividade tá lá dentro e que ela também é capaz de dar vida ao copo, um novo significado à caixa e procura a cada dia dar uma forma mais sólida àquela que é a liberdade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso é lindo, Isa. Descobrir que, a cada vez que tentamos ensinar, somos nós que mais aprendemos.

Unknown disse...

A vida é sempre surpreendente nao é. Muito bom seu blog, ensinar é arte, é dom, é chamado, escolha do universo que é tao sabio que sabe bem com quem contar!
Um abraço

Anônimo disse...

Acredito que o ensinar é uma via de mão dupla. O Projeto da Renata é show de bola, sou fã dela. E foi através do blog dela que cheguei aqui, e gostei muito. Voltarei mais vezes. Um abraço.

http://so-pensando.blogspot.com