quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Amigos do Bicho

Foto do blog Amigos do Bicho


Não dá um aperto no coração quando a gente vê um bichinho na rua sujo, abandonado, machucado? Tem gente que não fica só no aperto no peito e faz alguma coisa. É o caso da Kelly e da turma dela que criaram o Amigos do Bicho, um projeto que cuida desses bichinhos abandonados, incentivando a adoção, cuidando, alimentando e esterelizando.
Tudo com muita boa vontade e amor. Se você quiser ajudar,pode comprar esta camiseta super legal que eles vendem e que custa só R$23. No blog dá pra ver os animais que estão em busca de um lar.
www.amigosdobicho.blogspot.com

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Racismo gastronômico

Foto por Google

Atenção!!Os bons costumes e a etiqueta recomendam que os talheres estejam bem posicionados, os guardanapos sejam de pano e que o vinho e a comida sejam obrigatoriamente italianos. Isso mesmo. Nada de mãos tocando a comida,nem pauzinhos, nem canudos,nem muita pimenta. Carne de peru rodando em vetrine??!!Deus que me livre. Isso é coisa de Alah.
Não gente, não é uma piada.Essa é a mais nova forma de racismo à la italiana, algo que poderíamos chamar de racismo gastronômico. Está no Corriere della Sera de hoje pra todo mundo ver, mais um atentado contra a lógica da união comum entre os homens.
Foi aprovado um decreto na cidade de Lucca, na Toscana, que proíbe a atuação de qualquer atividade dos restaurantes étnicos no centro histórico.
Do lado de dentro da muralha medieval(tal como a mentalidade de quem criou este decreto)que contorna o centro, o cidadão italiano ou o turista será contemplado com pratos deliciosos e típicos da culinária italiana. Ah, e se não for chegado à pizza e pasta, não tem com o que se preocupar, a culinária francesa, espanhola ou alemã também podem ser encontradas.
Agora, se você quiser experimentar um noodle chinês, um kebab árabe, um curry indiano ou um cuscuz marroquino, deve caminhar um pouquinho e sair de fininho por alguma das imponentes portas de Lucca.
Quem fez o decreto defende a integridade de um patrimônio cultural e histórico italiano, já que na área onde vivem 8 mil luccheses já existem 5 lojas comercializando kebabs.
Meu Deus, a cozinha italiana está realmente em perigo!!Chamem um mestre cuca e por favor, deem uma panelada muito bem dada na cabeça deste idiota. Essa é realmente difícil de digerir.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Narrativas Vivas de Yasmin

Fotos de Renata Rocha

A menina perguntou meu nome mas bastou pouco tempo para que esquecesse.Passou a me chamar de loirinha ou de tia. O dela era nome de flor, fácil de lembrar.Ela me mostrou o tênis,mas disse que odiava aquela cor. Eu disse que achava bonito.
Ela tirou os óculos e pediu que eu conferisse se estavam arranhados, mas a mãe interviu dizendo que tinha acabado de limpar. Ela me contou que tinha 9 anos, depois me perguntou:
Esse ano voce vai no meu aniversário?
Vou sim.
Eba!Ganhei o meu dia! Você vai encomendar o bolo?
Claro,bolo de que que voce quer?Chocolate,morango,baunilha...
Aquele que vem com um pato desenhado e o parabéns escrito.Você encomenda pra mim?
Pode deixar.
E você vai me vestir de princesa?
Claro,que cor que voce quer o vestido?Quer rosa?
Pode ser.Hum...eu tenho uma sandália linda, acho que vai combinar,ela é bege.Você viu meu desenho que eu fiz ontem?
Não,eu não vi. Você gosta de desenhar?
Eu gosto. A gente vai desenhar hoje?
Vai,vai sim.Quero que você faça um desenho bem bonito,tá bom?
Vem cá,vem cá! Me ajuda aqui,sozinha eu não consigo.
O que você precisa?
Eu fiz a árvore. Me ajuda a fazer as frutinhas?Quero uns morangos.
É só você fazer assim com a massinha,ó. Bota aqui,ó!
Bota não,CO-LO-CA
Tá bom,coloca então
Pinga a cola pra mim,vai!Não...num é aqui,é aqui.Arrrrr!Vamos fazer umas bananas.
Ok
Agora abacate
Ok. Assim tá legal,posso colar aqui?
Sim,sim!!!!Ficou lindo!

sábado, 24 de janeiro de 2009

Sonho bom

Fotos by Beto e Isabela
Crianças em Manali,Himachal Pradesh

A Índia é repleta de tesouros. Um dos mais valiosos pra mim são as crianças. Consideradas sagradas,elas estão sempre cercadas de cuidado e afeto,carregadas nos braços por orgulhosas mães e embevecidos pais.
O abraço delas te faz sentir em uma fotaleza, o beijo faz sorrir seu coração e quando elas conversam com você na língua delas, é impossível não entender.O amor é língua universal.
De algumas,às vezes é tão difícil tirar um sorriso! Aqueles olhões negros de jabuticaba te olham acuados,assustados e te pedem um pouco de piedade.Instruídas pelas mães,fecham os dedinhos e levam uma das mãos até a boca pra dizer que estão com fome.A outra mão elas te estendem pedindo o trocado da miséria.
Uma frase que você fala na língua deles basta para que aquela cara de surpresa se exploda em uma risada incrédula. Te tocam, te beijam, te acompanham até o lugar onde você quer chegar. Muitas continuam com corpinhos miúdos,mas trabalham feito gente grande. Outras acompanham as mães desde bebês e dormem em berços improvisados. Os panos coloridos se transformam em redes e naquele cantinho que você olha tem um bebê dormindo. Com o que será que ele sonha?
Imaginei algumas crianças que conheci chegando em casa,contando pros pais, pra tia, pros irmãos que tinham sido beijados pela moça do cabelo dourado, que ela era de um lugar de nome estranho. Imaginava estes meninos olhando pro chaveirinho que tinham ganhado, pro papel de bombom que já tinham comido, lembrando as palavras que tinham escutado, os números que tinham nos ensinado. Imaginava a noite chegando na casa deles,a fogueira acesa no barraco,os olhos fechando devagarinho, o sono vindo. Imaginava o sonho deles onde a moça do cabelo dourado aparecia sorrindo e prometia um dia voltar.

Dharamsala,Himachal Pradesh

Manali,Himachal Pradesh

Jaipur,Rajasthan

Jaipur,Rajasthan

Jodhpur,Rajasthan

Vila no Rajasthan

Arambol,Goa

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Nossa vida no jornal

Foto by Google

Bom dia!Jornal Hoje em Dia!Com um belo sorriso e entonação na voz, é assim que a mocinha de um dos inúmeros cruzamentos da Contorno dribla os dias de crise.
Calça jeans meio surrada,camiseta por baixo do colete com a logomarca do jornal e os cabelos presos e escondidos por um boné. Quando a vejo, são quase 9 da manhã e fico imaginando desde que horas ela está ali dando seu animado bom dia a cada vez que o sinal fecha. Questiono se ela consegue mudar o dia de alguém, seja com sua simpatia, seja com as notícias que vende.
Imagino o sujeito mau humorado quando escuta seu bom dia se permanece passivo. Imagino a senhora que compra o jornal e lhe dá o troco e ela que agradece com um sorriso de atriz de novela. Posso ver o torcedor fanático gritando o nome do seu time para o motorista do carro ao lado com um exemplar na mão e manchete de capa:De virada! Imagino a cara que ela faz quando o engraçadinho passa e fala: Gostosa!Imagino o garoto que para e compra o jornal com o resultado do vestibular, a madame que quer ver se finalmente saiu na coluna social.
Imagino a nossa amiga o dia que acorda de mau humor porque brigou com o namorado,mas que mesmo assim sorri. E quando cai a chuva, ela continua lá, firme e forte. Imagino um bom dia ainda mais forte, um sorriso ainda mais bonito quando ela quer bater recorde de venda pra comprar a sandália que viu na vitrine da loja de frente ao sinal. Imagino nossas vidas ordinárias, de tristezas e alegrias que nunca serão notícia de jornal, mas que ali estão, acompanhando as horas do dia, as esquinas da cidade esperando o bom dia da garota do sinal.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Narrativas Vivas

Fotos by Renata Rocha




Hoje experimentei a sensação do que é falar sobre criatividade para uma pequena sala de crianças e alguns acompanhantes dentro de uma clínica de reabilitação.Minha amiga Renata é a responsável pelo Projeto Narrativas Vivas, que busca levar até estes jovens, a oportunidade de mostrarem como veem o mundo através da comunicação e da fotografia.Pois ela me convidou para participar. Hum...o que dizer sobre criatividade quando você se acha a pessoa menos criativa do mundo? Comecei pensando no meu próprio problema, o que me leva a ter este déficit de criatividade.Fui lá na raiz de tudo e me lembrei que a palavra que vem antes da criatividade é liberdade. E foi sobre isso que eu falei com os meninos.Pedi que eles se liberassem do conceito careta do que é um objeto. Solicitei que eles esquecessem que um copo é um copo, que uma caixa é uma caixa e logo vi copos transformando-se em bonecos, caixas virando uma inteira cidade e recortes de jornais tornando-se manifestos de liberdade. A música que coloquei levantou sentimentos dos mais diversos e pude escutar de cada um deles o que sentia seu coração naquele exato momento. Me senti uma invasora que tenta captar o que está dentro do outro,talvez para entender o que está dentro de si mesma. Descobri que a minha criatividade tá lá dentro e que ela também é capaz de dar vida ao copo, um novo significado à caixa e procura a cada dia dar uma forma mais sólida àquela que é a liberdade.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dias de calendário

Foto by Isabela


Na minha mesa encontrei um calendário aberto no mês de outubro de 2008. Lembrei que estive fora durante todo este tempo quando olhei a minha cama e achei que ela era pequena demais. Analisei cada dia do calendário procurando reviver algum momento especial do que foram estes últimos três meses. A cor da colcha, um vermelho vivo,me lembrou as bandeiras de orações dos Himalaias que o vento leva pelo mundo inteiro,na esperança de alcançar os corações abatidos. Por alguns momentos revivi a sensação do peito cheio de ar,do ar cheio de boas intenções que aos poucos eu soltava,junto com a paz daquele momento. Como as bandeiras,eu queria que a mesma sensação ultrapassasse a montanha e chegasse também pertinho de quem eu amo. Imaginei que as pessoas então sentiriam um ventinho,como nos filmes e desenho animado, e como num passe de mágica se encheriam de paz. Na mão de quem estivesse pra bater, apareceria uma flor,como o coelho que sai da cartola do mágico. Da boca prestes a gritar,sopraria um perfume fresco de hortelã. Do braço daquele que estivesse pra dar a ordem,cresceria um arbusto com flores,onde os passarinhos poderiam cantar. E desse canto surgiria uma música universal capaz de chegar até mesmo ao ouvido do surdo,do doente,do inconsciente. E assim,calendário nenhum no mundo teria tanta importância,nem a data da partida,nem aquela de chegada.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Onde estão os amigos?

Foto by Google

Tenho muitos bons amigos e por eles sinto realmente um afeto enorme.É estranho porém que nos últimos anos temos sempre encontros virtuais,sorrisos virtuais,comemorações virtuais,solidariedade virtual. Antigamente a gente brincava na rua,se encontrava na praça,bebia no bar,jogava conversa fora de tarde em alguma lanchonete. Hoje as 24 horas não bastam, os finais de semana não bastam,o ano não basta.Cada um fecha a porta de casa,as janelas do escritório e se ilha em uma espécie de egoísmo involuntário.É irônico falar sobre os tempos de hoje onde ninguém encontra tempo pra nada e se inventa tanta desculpa para estar longe de quem ama.Tenho saudades de tanta gente que não vejo nunca,pra quem não ligo nunca,pra quem já escrevi cartas e hoje não mando nem um email.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

De passagem

Foto by Google


Estou de volta.A sensação de colocar os pés em casa depois de tanto tempo traz sempre aquela vontade de botar as coisas no lugar,de estabelecer novos e melhores hábitos,de abrir o armário,esvaziar tudo e enfiar de volta somente as coisas mais especiais.
Passei cinco dias na Itália antes de voltar pra cá e não pude contar quantas vezes escutei nãos,quantas vezes ouvi vozes nervosas,expressões ansiosas,olhares rancorosos a lamentar problemáticas variadas que caem sempre no mesmo lugar: a infelicidade. Era se como o ar que eu respirava pesasse como chumbo e como se o frio do inverno entrasse ainda mais rígido no fundo dos meus ossos.A discrepância entre Itália e Índia é ainda mais visível nos dias de janeiro, quando a árvore de Natal ainda está na sala, mas o casal que vive sobre o mesmo teto parece que não se conhece mais. Quando começam os descontos da estação e as pessoas fazem fila para encher seus guarda-roupas de falsas ilusões e suas casas com tecnologias indispensáveis. Minha amada Itália sofre e minha nova conquista Índia transborda de energia.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Até mais,India

Foto by Beto


Cheguei na India sabendo que a unica coisa importante era me esquecer de todas as experiencias e convencoes que eu carrego comigo desde que nasci. Foi dificil encarar o novo que aos meus olhos parecia tao estranho, mas que para 1 bilhao de pessoas era a sua pura essencia. O sorriso,a simplicidade,o genuino foram a porta de entrada para que esse novo mundo me conquistasse.
A India nao é so o pais do caos,das cores e cheiros,das buzinas,das tradicoes. A India é o pais onde o desconhecido te estende a mao, te pergunta de onde voce é,o que faz,quantos filhos tem. A India é o pais onde todos os templos te abrem as portas e todos os deuses,budas e gurus te abencoam, independente da tua religiao.
A India é o pais onde voce aprende que tudo que te incomoda é detalhe e que o importante mesmo é ser feliz. E é tudo tao simples,tao obvio que estranhamente nos parece dificil. E a gente esquece da nossa essencia,so escuta vozes mas nao ouve com atencao. Le alguns livros,ve alguns filmes e ate se emociona, mas basta pouco tempo para as imagens e os sons desaparecerem. E o sonho acaba.
O que a India me deixa é uma marca profunda e uma missao a cumprir.Amar mais quem quer que seja, ajudar mais quem quer que me peca uma mao. Acreditar numa ética mais forte,falar menos e fazer mais. Nao fechar nunca os olhos, respirar com calma,manter aguçada a sensibilidade e procurar estar sempre consciente.Alcancar a felicidade nao eh nenhum misterio.
NAMASTE