terça-feira, 8 de julho de 2008

Carta a Idi Amin

Foto by Isabela

Querido Idi Amin,

Quando eu era pequena, te vi pela primeira vez e senti um medo tremendo. Não entendia bem o seu nome e, quando cresci e soube quem foi Idi Amin Dada, achei uma tremenda injustiça te chamarem assim. Preferia algo como Tião Macalé ou Buiú.
Sempre escutei falar seu nome, que você era único na América do Sul,comia aos montes e pesava uns 200kg. A sua cara de mau, que me assustou quando eu era criança, com certeza sobreviveu na imaginação das milhares de crianças que um dia te conheceram.
Idi, você já tem 35 anos. Passaram-se 33 anos desde que você, bebê, virou mineiro, belo-horizontino, cidadão do mundo. Às vezes fico pensando...O que é que você fez durante todos estes anos, além das caretas,pulos e malabarismos que assustavam as crianças pequenas, aguçavam a curiosidade daquelas maiores e faziam divertir pais, mestres e guias de excursão. A sua solidão,Idi, durante todos estes anos, tocou o coração de tanta gente, ao mesmo tempo que serviu de consolo a moças e rapazes desesperados, em busca do grande amor. Pois se o mais imponente (não,não vou te chamar de bonito porque você sabe que você não é,me perdoe), importante e forte não conseguiu ainda encontrar o amor, existe esperança no mundo.
Idi,meu caro, quanta polêmica você gerou,sem nem mesmo saber o porquê,quando quiseram transformar sua África artificial em mansão. Você ganhou mais espaço pra ser apreciado com a projeção de um túnel,cachoeira, gruta, novas espécies vegetais pra se sentir mais à vontade e ainda recebeu críticas e fúria pelos 200 mil gastos com seu novo lar.Deve ter sido um daqueles arquitetos bem chiques que ajudaram no projeto,né?
Mas tudo isso, Idi, foi mais um incentivo, mais uma esperança, um cantinho a mais na sua solitária morada para abrigar uma possível companheira,que talvez lhe tirasse da cara essa expressão brava e mau humorada que você tem.
Eu entendo, Idi, que desde cedo você conheceu o sofrimento.A Dadá,que veio com você e seria sua companheira,morreu pequenina,deixando um enorme vazio no seu coração.A esperança veio com a Cleópatra, a Cléo,que chegou de São Paulo(e não do Egito) pra te trazer um tiquim mais de alegria.Tudo bem, ela era mais velha que você, mas era uma coroa bem enxuta.Pena que estava doente e a convivência de vocês durou tão pouco. Em duas semanas num deu nem tempo de saber mais detalhes sobre a vida dela,né? Nem pegar na mão,nem uma bitoca...Uffa!!!
Idi, desculpa a indiscrição,mas então você é virgem,né? Ah,não se preocupe. Outro dia, soube da história de um rapaz que se casou aos 33 anos e que também era,ele quis se guardar para a esposa. Este tipo de coisa não acontece mais.Mas eu acho que cada um faz sua escolha ou vive a circunstância. O importante é não se abalar.
Aliás,Idi, depois de alguns anos, eu voltei pra te ver.É que o tempo passou rápido demais e agora chegou a vez dos nossos filhos e sobrinhos te conhecerem.A Mari,minha sobrinha, não teve tanto medo de você como eu e a mãe dela tivemos anos atrás.Acho que ela até gostou das suas estripulias e da agitação dos teus milhares de admiradores.
Sabe,Idi, eu não sei se você é um daqueles solteirões alla Carrie Bradshaw,desesperado para casar,ter filhos e constituir família.Sei que a pressão é forte.Procuram pelo mundo inteiro pretendentes para você.Dizem que tão vindo duas inglesas por aí...Também,pudera.Um partidão,fortão,saudável,adorado por crianças e adultos e ainda por cima,dono da maior mansão da Pampulha...Vixi!!Eu até imagino ela chegando,batom vermelho,lenço de onça amarrado na cabeça,bem africana e piscando o olho pra você.Já pensou nisso?Vai ver eu acabei de advinhar seu sonho de todos os dias.
O que eu queria te dizer,Idi,é que eu acredito no amor.Naquele que soma,distribui,semeia e colhe. Eu acho,Idi,que você é um solteirão cobiçado e que,por mais que o mercado esteja escasso de macacas de nível (a não ser aquelas de auditório),sua hora também vai chegar.
E sabe de uma coisa,Idi...se a pretendente demorar ou nunca chegar, ou você não se simpatizar com as tais da terra da Rainha(o tempo tá ficando curto),eu acho que você vai ter semeado o amor de todo jeito.Você pode ser feio,meio desengonçado, mau humorado,mas eu me lembro bem, da alegria que desperta em crianças e adultos que esperam que você saia da sua grutinha e apareça fazendo suas macaquices.De repente, um grita: Ele apareceu!!!E é uma correria danada de gente querendo te ver.Quer amor maior que esse,Idi?
Agora,se por acaso você encontrar seu amor e virar papai,ensine ao seu filho,Idi,a ser como você,passe o bastão e a responsabilidade de fazer as novas gerações sorrirem e colarem os rostinhos curiosos e afoitos no grande vidro que separa a sua mansão africana do imaginário de cada um de nós.

Satisfações,

Isabela

2 comentários:

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

HAHAHAHAHAH

FANTASTICO O TEXTO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Acho que a unica vez que estive no zoo de BH, foi com a minha escola e mesmo assim porque fui obrigada. Meus pais nao me deixavam ir devido ao descaso com os animais ali, eles sempre julgava o zoo de BH como sendo de ma qualidade para os bichos, enfim, nao me lembro como é.
Mas lembro quando estive na africa e vi um leao solto.... chorei... a cena mais fantastica dessa vida.
Nao gosto de zoo, na verdade quem deveria estar atras de grades é o bicho homem, principalmente uma espécie chamada: militares, ta okay, sua irma é um deles mas como esta na categoria sua irma nao conta porque tem sangue bom, e jamais faria as barbarias que uma duzia de idiotas estao praticando por ai mas enfim...
Que exista também muito amor no reino animal e se o bicho homem for um cupido que providencie logo um casorio tao desejado !
Um beijo

Beto disse...

Ouvi dizer que nu futuro vai chega aqui na Terra o seu moço do disco voador !! E diz que ele vai entende nada desse negócio dos bichos desse nosso planeta doidão.

O moço vai ver que, apesar de todos serem bicho, têm uns que se acham mais importantes que outros,...que se vêem no direito de tirar os direitos dos outros bichos, de transforma-los em objetos ou mercadorias, sem sentimentos ou vida.

O seu moço do disco voador não vai entender nada.... isso porque no planeta dele todos os bichos se respeitam e percebem a importância de cada um. Lá todos os seres, animados e inanimados, vivem felizes e em harmonia com todo planeta....não importa se é bicho, árvore, rio ou montanha, todos se identificam e se vêem uns nos outros.

Espero que quando a hora do seu moço do disco voador chegar eu esteja perto dele e possa pedir pra ele me levar junto pra onde quer que esteja indo!! ;)

"S.O.S.
Composição: Raul Seixas

Hoje é domingo, missa e praia, céu de anil
Tem sangue no jornal
Bandeiras na Avenida Sil
Lá por detrás da triste e linda zona sul
Vai tudo muito bem, formigas que trafegam sem por quê
E da janela desses quartos de pensão
Eu, como vetor, tranqüilo eu tenho uma transmutação

Ô, ô, seu moço do disco voador
Me leve com você, pra onde você for
Ô, ô, seu moço, mas não me deixe aqui
Enquanto eu sei que tem tanta estrela por aí

Andei rezando pra totens e Jesus
Jamais olhei pro céu
Meu disco voador além
Já fui macaco em domingos glaciais
Atlantas colossais
Que eu não soube como utilizar
E nas mensagens que nos chegam sem parar
Ninguém pode notar
Estão muito ocupados pra pensar

Ô, ô, seu moço do disco voador
Me leve com você, prá onde você for
Ô, ô, seu moço, mas não me deixe aqui
Enquanto eu sei que tem tanta estrela por aí"