quarta-feira, 16 de julho de 2008

Viagem pela Venezuela num ônibus para Brasília


Myriam no Jardim Botânico, no Rio


Esta é Myriam Alamo.Mais uma personagem que conheci da maneira que mais adoro,rodando por este mundão de meu Deus. Eu não tenho carro.Nunca ganhei dos meus pais e nunca consegui comprar um,pois todo o dinheiro que ajunto tem destino certo:minhas viagens. E é exatamente esta,para mim,a única vantagem de não ter um carro:andar em meios de transporte coletivo,seja ele ônibus,metrô,trem,bondinho ou avião. Coletivo.O nome é bem esse. A coisa não pertence a ninguém,ao mesmo tempo que pertence a todos.Em uma viagem,você nunca vai estar sozinho,vai ter sempre alguém do teu lado. De ônibus,a certeza vem quando você compra uma passagem de corredor.Todas as janelas já estão preenchidas.Tenho milhares de histórias de pessoas muito interessantes que conheci em pontos de ônibus,dentro de aviões,aeroportos,estações,trens...realmente uma infinidade.
Mas hoje falarei da Myriam Alamo.Era a primeira vez que eu ia de ônibus para Brasília.A vida mansa do avião tinha acabado quando acabou meu dinheiro.Muni-me de paciência,boa vontade e um comprimidinho poderoso pra encarar a viagem.Entrando no ônibus vi essa mulher bem diferente e apostei comigo mesma: Tenho certeza ABSOLUTA que ela vai sentar do meu lado.Dito e feito.E senta ela do meu lado,se ajeita e pergunta com um sotaque estranho: você sabe a que horas chegamos em Brasília?Huumm...Adoro essa cara de gringa mochileira e parece que eu atraio esse tipo de gente.Por um segundo arrependi-me de ter tomado o comprimidinho porque o sono já tava batendo e percebi que dali tinha muita conversa pra sair.
Myriam me explicou que era da Venezuela e que vinha ao Brasil para conhecer nosso país e ver alguns parentes perdidos pelo tempo e distância.Que já tinha passado pelo Rio de Janeiro,Ouro Preto e estava indo conhecer a arquitetura estranha de Brasília,daria um pulo a Salvador (me perguntou se Maceió ficava perto)e depois voltaria a Caracas.O mais curioso foi a história que me contou de como ela encontrou os parentes. Ela sabia que tinha parentes no Brasil,mas tinha perdido contato com todo mundo. E vai embora pra internet achar esse povo,lista telefônica,páginas amarelas,brancas,azuis,verdes,google...Algumas ligaçães para o Rio de Janeiro para pessoas com o mesmo sobrenome e pronto: Encontrou as tais parentes.
A Myriam era louca para aprender português e assistia a todas às novelas da Rede Globo lá na Venezuela. Ficou combinado então que uma vez por semana ela ligaria para as parentes para treinar a língua.Meu Deus,eu estava me deliciando com esta história.Logo eu,fascinada por essa coisa da vida de conhecer pessoas diferentes.
Myriam me disse que era artista plástica e que tinha estudado algum tempo na Inglaterra e na Itália.Ecco!!!Bela coincidência.Já tentei fugir dessa Itália por várias vezes,mas desisti...impossível,ela impreguina na gente de uma maneira que não tem como escapar.
Pois Myriam me falou um pouco sobre seu país, sobre a capital Caracas,onde mora e sobre o seu presidente,o polêmico Hugo Chavez.Me lembro que quando morava na Itália, a Venezuela era meta turística de todo mundo.Lugar bonito e exótico,sul américa...Mas muita gente tava desistindo dos pacotes pois tinha muita história de confusão política e violência no pais.
Myriam reclamou de Hugo Chavez...na verdade,ela me disse que acha ele louco,mas um louco que consegue manipular a população e mantê-la ao seu favor.
Ela me explicou sobre a escassez de gêneros alimentares que o país enfrenta.Encontrar leite,por exemplo, significa rodar praticamente TODOS os supermercados da cidade.
Tem muita especulação sobre isso. O governo culpa os empresários que escondem seus estoques para vendê-los no mercado negro a preços exorbitantes.Os economistas dizem que houve um aumento na renda da população e que o dinheiro está circulando,mas os empresários têm medo de investir.
A indústria diz que a crise no abastecimento vem do ajuste dos preços da cesta básica pelo governo, que torna o mercado produtor pouco rentável.
Bom....não sei...não entendo disso. Sei que a pobre da Myriam sofre quando vai fazer compras.
Ela me disse também que Caracas é caotica,mas que perto da sua casa tem um parque lindo em que ela leva seus dois cachorros todos os domingos para passear e aproveita para meditar um pouco. Alma de artista é assim,inquieta...precisa de momentos de paz,de luz e de introspecção pra se acalmar.
Pecado nossa conversa foi interrompida pelo avassalador efeito do comprimido...ficaria horas lhe perguntando sobre a Venezuela.Ficaria horas lhe perguntando sobre o que ela conhece do Brasil,quais as impressões que estava tendo e por que a paixão pela língua.
A capital federal chegou rapidinho pela janela do bus...Sol,calor,secura de cerrado.Eu tentava imaginar o que a Myriam esperava de Brasília,o que acharia das loucuras de JK,das curvas geniais de Niemeyer,do famoso plano piloto de Lúcio Costa,da imensidão do céu azul e das nuvens loucas da capital.
Trocamos email,contatos e assim que cheguei em Brasília,abri o google e lá estava ela: Myriam Alamo, esculturas espetaculares. Criaçães carregadas de expressões livres da natureza que nos toca com sua pluralidade e desenhos em que explora a figura humana e mostra as partes do mundo que visitou...Gostaria muito de ver seus trabalhos sobre a viagem ao Brasil.
Gostaria mesmo que ela fizesse uma exposição no Brasil.Fantástica,bela e marcante.Que delícia ir de ônibus pra Brasília...que delícia apostar na coletividade deste mundo de gente tão diferente.
Para conhecer o trabalho da Myriam
http://myriamalamocupello.blogspot.com/
http://myriamalamo.blogspot.com/

Nenhum comentário: