segunda-feira, 21 de julho de 2008

Zanini de Zanine

Fotos by Google


"Do meu pai herdei a inquietação". Este moço bonito é Zanini de Zanine,filho de José Zanine Caldas,que segundo a wikipédia foi paisagista,maquetista,escultor,moveleiro e arquiteto auto-didata. Zanine pai foi uma grande figura,contemporâneo de gênios como Lucio Costa, Oscar Niemeyer e Sérgio Rodrigues.O talento nato para a construção de casa,maquetes e móveis rendeu-lhe nos anos 60, um convite de Darcy Ribeiro para dar aulas na UnB. Dizem que Zanine pai sempre foi criticado e perseguido por não ter diploma.
Mas passamos então ao Zanini filho.Conheci este moço tímido,mas muito simpático ao trabalhar em um congresso de decoração,mês passado.As pesquisas anteriores ao evento e o contato com o Zanini não me deram por nada a dimensão do talento desse jovem ex "garoto de praia" carioca. Tinha lido que ele era um garoto revelação,cheio de boas idéias,que pegava restos de pranchas de surf e os transformava em banquinhos super legais.E só.
Não podia imaginar,porém, a simplicidade e a criatividade de um garoto que tem essa mente inquieta,que segundo ele, não tem hora pra fechar o galpão. Trabalha sábado,domingo,feriado,até onde essa mente fantástica o levar.
E lá estava o jovem Zanini, 30 anos, na frente de uma platéia de arquitetos,decoradores e designers bem mais velhos que ele, a falar sobre "Design Contemporâneo".
A beleza chamou sim a atenção e o charme discreto e tímido conquistou quem não o conhecia e fez virar fã quem já tinha ouvido falar sobre.
Pois Zanini começou falando do pai,mostrou um vídeo que ele e alguns amigos fizeram em homenagem ao velho Zanine que morreu há sete anos.Zanini filho só se deu conta de que era filho de um grande, quando entrou pra faculdade de Desenho Industrial,no Rio.
Seu primeiro estágio foi com o mestre Sérgio Rodrigues,amigo e parceiro do pai. Mas não foi daqueles estágios,ah,emprega meu filho aí.Zanini tinha talento de sobra. E foi isso que ele mostrou durante toda sua apresentação. Criatividade,originalidade,DNA puramente brasileiro e nosso sentimento de inventar e reinventar, de tirar do lixo coisas novas. E é assim que o Zanini trabalha. Dos tubos de PVC que encontra jogado nas obras,ele cria mesas. Dos restos da indústria do surf (por sinal,super tóxico)ele faz banquinhos divertidos.O mesmo faz com as pranchas de skate. As rodinhas viram enfeites,apoiadores. Dos ferro-velhos, ele tira as grades antigas de janelas e com um tanta,mas tanta criatividade dá nova vida ao que antes estava morto e esquecido.
O que mais impressiona no Zanini é essa coisa jovem,pulsante,verdadeira,empolgante,criativa. Essa coisa que a gente, que tem idade,capacidade e responsabilidade de mudar o mundo tinha que ter. De realizar coisas novas,de não copiar modelos antigos,de fazer valer nossas idéias,nossas palavras, nossa arte, da forma que ela for existir.Se a minha for escrevendo,que eu a faça valer,se a sua for defendendo,que a faça valer,se a do outro for salvando vidas,que a faça valer. O que a gente tem que fazer é sair dessa inércia,do conformismo, da ignorância e criar soluções criativas e bonitas (por que não?) para um mundo melhor.
A lição do Zanini pra mim, com mínimo entendimento na área do design, pelo menos, foi essa.
Mais Zanini:
www.daquidobrasil.com

Um comentário:

Unknown disse...

Olá..

Sou arquiteta de São Paulo e fquei apaixonada pelo seu trabalho..

Gostaria de espedificar algumas de suas peças em meus projetos.

Existe algum local que venda suas peças por aqui ?

Obrigada e Sucesso !
Lavinia