segunda-feira, 14 de julho de 2008

A Itália segundo Oliviero Toscani

Fotos by Google


Oliviero Toscani. Quem nunca escutou este nome? Toda uma geração cresceu em meio às polêmicas que fortaleceram o nome Toscani. O fotógrafo e publicitário milanês sem dúvidas, marcou época nos anos 90 com as memoráveis campanhas para a Benetton, abordando temas como o racismo,a pena de morte,a Aids(quem não se lembra da chocante foto do aidético no leito de morte,com a família a seu redor),padres beijando freiras,homossexualismo,pobres e ricos,anorexia(esta para a Nolita na Semana de Moda de Milão, ano passado)e outros tantos assuntos que jamais alguém ousou tocar.
Toscani se define fotógrafo e não publicitário,já que para ele, a publicidade vende mentiras e aliena.Me lembro que li um livro seu quando estava na faculdade, "A publicidade é um cadáver que nos sorri", onde ele falava que as campanhas feitas para a Benetton eram o maior exemplo de que a publicidade pode ser feita de forma inteligente,contendo mensagens reais, com responsabilidade social e com isso,aumentar as vendas.
Hoje conversei com uma jornalista sobre sua experiência de viagem à Itália.Ela me disse que conhecer o país era seu grande sonho,mas que saiu de lá desapontada com alguns percalços de viagem, como o comportamento do italiano e a inevitável desilusão quanto à imagem do homem moreno,alto e de olhos azuis.
Perplexa. Foi assim que ela ficou vendo os gestos,os gritos,a impaciência e a grosseria de vendedores,garçons,atendentes,da própria gente que caminhava pela rua.
Dia desses, eu passei em frente à livraria Leitura da Cristovão Colombo e na porta tinham muitos livros em oferta. Um me chamou muito a atenção, "Vivendo la Dolce Vita",de um escritor que não conhecia. Na contra capa,estas eram as palavras: "Uma tarde feliz e descontraída, junto dos amigos, da família ou do companheiro, desfrutando uma refeição boa e nutritiva, mostrando uma atitude despreocupada e positiva. Não é preciso estar de férias nem viajar a Itália para transformar esse quadro ideal na realidade do seu dia-a-dia. Basta acompanhar as lições que este manual de auto-ajuda apresenta, inpirado no estilo de vida de nossos amigos italianos, para encontrar o bem estar-estar, a serenidade e a alegria capazes de mudar sua vida."....Inacreditável!Um manual de auto-ajuda ensinando o caminho da serenidade inspirado no estilo de vida dos italianos?? Me desculpe, senhor Raellen D Mautner,mas o senhor tem certeza que esteve mesmo na Itália?Pois pra mim,parece que o senhor pegou a conexão errada e foi parar na Ìndia,onde teve um encontro iluminado com Buda,perdeu os sentidos e acordou achando que estava na terra da Pizza.
Pois minha gente,eu sonhei com a Itália por toda minha vida.Com os italianos então...Lindos príncipes românticos. Altos,morenos,cabelos lisos,quase tocando o ombro.Se o colega Mautner foi parar na Índia,achando que aquilo era a Itália,eu fui parar na Itália e achei que aquilo era uma fabrica genética de produzir meninos baixinhos,carecas,machistas, dependentes e mal educados.(Opa,não todos...vamos dar um desconto pra Seleção de Futebol,né?...não só,tem MUITA gente bacana também).A gritaria, a agitação, a impaciência correspondem à Dolce Vita dos italianos.Subir num ônibus ou trem pode tornar-se a maior aventura da sua vida,com direito a arranhões,atropelamentos e gracinhas de homens imbecis. Pedir uma informação pode ser uma experiência sensorial,já que muitos fazem-se de surdos,cegos ou mudos...isso quando não te mandam na direção contrária.Perguntar como vai a vida,pode virar um grande incentivo ao suicídio coletivo: ah,sabe como é,mais ou menos,né..tá tudo tão difícil,tanto problema!
Me dei conta que estava me tornando uma típica italiana quando em férias no Brasil,me consultei com um ortopedista muito sincero e direto que quando me perguntou qual é o problema,me interrompeu sem rodeios: ei,calma,fala devagar e pára de gritar, a gente não está na Itália.
Escreveria linhas e linhas sobre o assunto,com milhares de exemplos de comportamentos típicos dos italianos,mas volto a Oliviero Toscani,italiano fora do comum.
Passando o olho na versão online do Corriere della Sera de hoje,o quotidiano mais lido na Itália,vi uma entrevista fantástica do Toscani com o título: "Italiani brutta gente", ou seja "Italianos,gente feia". Toscani tem um novo projeto.Resolveu sair por aí fotografando seus compatriotas.O objetivo,descobrir as diferenças somáticas,os defeitos e as maravilhas dos italianos.O fotógrafo nomeou o projeto de Razza umana/Italia(Raça Humana/Itália). Coincidência ou não, no mesmo 14 de julho de 70 anos atrás,os fascistas publicavam o Manifesto della Razza ,onde deixavam claras suas idéias sobre uma raça pura italiana,formada em sua maioria por arianos e sobre a existência de raças inferiores.
Para Toscani,os italianos são essencialmente feios,desmazelados e ignorantes. Segundo ele, a historia do pais ser a origem da moda foi é um estúpido estereótipo criado e que, na realidade, eles são obesos e pouco elegantes.Em uma outra parte da entrevista,Toscani diz que no país o que se vê é um conformismo que faz mal ao coração, que a Itália é um pais feito de pessoas dependentes,apáticas,velhas que não acreditam,não apostam e não fazem nada para que as coisas mudem.
E não diferente do que acontece por aqui,Toscani culpa a TV, dizendo que o Big Brother conseguiu destruir nossas almas. "Roupas iguais, comportamentos idênticos, as mesmas idiotices",reclama.
Eu não sei o que esta acontecendo.Vivi ainda muito pouco para tirar grandes conclusões, mas tenho o orgulho e privilégio de me sentir consciente de que tem muita,mas muita coisa errada por aí.Tenho amigos de todas as idades,entre eles, um senhor de 62 anos que compartilha das mesmas opiniões de Toscani.Certa vez,ele me confessou que sente que a Itália não tem o mesmo brilho,o mesmo orgulho de terra reerguida após a guerra e que o que reina é uma apatia geral entre jovens que não querem mudar o futuro e velhos que insistem em se apegar ao passado.
Eu tenho um caso de amor com a Itália,no meu sangue tem elementos daquela Itália sobre a qual fala o senhor meu amigo,dos tempos em que as pessoas lutavam para sobreviver. A coragem de mudar, de construir e de se reinventar dos meus antepassados não corresponde ao espírito italiano que eu conheci.
Toscani tem razão,meu amigo tem razão. A 'bella' Itália,minha segunda casa que eu tanto amo é um país em crise, numa crise de identidade pela qual nós, brasileiros, passamos todos os dias ao copiar modelos vindos de fora.
As raízes são as únicas coisas que nos pertecem genuinamente e que devem ser usadas em nosso favor. Espero que o Toscani descubra coisas boas no DNA italiano,afinal, o que é a imagem diante de tudo o que um ser humano pode ter dentro de si?

2 comentários:

Beto disse...

Acho que esse comportamento das pessoas de serem mal-educadas, agitadas, impacientes, estéricas, não é privilégio só dos italianos, não, mas sim da realidade de muitas relações sociais, profissionais e afetivas de hoje em dia.

Talvez os italianos tenham sim mais cara dura de serem truculentos e mal educados no meio de qualquer um e em qualquer lugar, seja na rua, no restaurante, no trânsito, com pessoas conhecidas ou desconhecidas.

Mas vou te dizer que conheço muita gente que é igualzim a eles, mas fazem pior, dão uma de bonzim pra sociedade, tratam os desconhecidos com a maior educação, mas quando chegam em casa, tratam seus familiares, as pessoas que deveriam amar, com a maior ignorância e brutalidade,.... parecendo até esses personagens de novela da Globo, que não conseguem conversar sem gritar e xingar, expondo seu completo descontrole emocional e mental.

Concordo com o Toscani quando fala que a TV, ou melhor, o Big Brother, conseguiu destruir nossas almas, com roupas iguais, idiotices iguais e idênticos comportamentos descontrolados e estéricos. Mas faze o que né?!...se desde pequeno a gente é instruído e habituado a ficar na frente da TV, patético, assistindo Fantástico e Odete Roitman?! ...ou mais recente... “Quem matou Tais?”, a dança do Creu... ou melhor...a dança do quadrado!!kkkkk

Sempre que leio ou escuto sobre a indignação das pessoas com o mundo hoje em dia, com a falta de educação das pessoas, com o egoísmo, com o descaso com a natureza, com o corre-corre, o estresse, o trânsito, o fim do mundo!... a solução que me vem a cabeça é sempre ...no que pessoas como Paulo Freire, Darcy Ribeiro, e tantos outros, focaram suas vidas...a Educação!

Pode ser da nacionalidade que for.... o ser humano só vai exteriorizar virtudes e gentileza quando descobrir dentro deles mesmos esses valores.... e só através da educação e do autoconhecimento isso será possível.

Anônimo disse...

eu sou homi seu caralho , sou eu nao ,eu vivo roubando diga que eu vivo.problema e seu se to roubando,
o cao foi quem botou pra nosbeber,um dia eu me solto desse cao vces tao cochilando eu tava matando gente a assobio gente safada!!!
ass:Jeremias naiscimento