quinta-feira, 17 de julho de 2008

Lalau,Lili e o Lobo

Foto by Google

Esta é a cartilha Lalau,Lili e o Lobo.O ano de publicação é 1955 e o autor se chama Rafael Grisi. Eu a conheço pois meu pai me contava que tinha aprendido a ler a partir dela. Me lembro que em casa tinha um exemplar deste livro e algum tempo atrás,passeando pela loja do Ronaldo Fraga, me deparei com uma camiseta da coleção infantil com a estampa da capa do livro.
Nunca consegui imaginar meu pai sentado no banco da escola(como será que era a escola naquela época?)aprendendo a ler com Lalau,Lili e o Lobo.Não consigo encontrar razões lógicas por que isto voltou na minha mente hoje. Consigo imaginar meu pai pequeninho,carregando o livrinho debaixo do braço e voltando pra casa,contando o que tinha aprendido na escola...Hoje levei minha sobrinha ao Parque Municipal.Enquanto ela sonha com a roda gigante eu estou aqui,pensando na Lalau,na Lili e no Lobo.Com o que será que meu pai está sonhando?

13 comentários:

Lu Cabral disse...

Quantas saudades este Pré-livro me tráz....
Fui alfabetizada com ele.
Hoje sou professora e não mais vejo estas relíquias em nenhuma biblioteca...
Se alguem tiver este Pré-livro entre em contato para a possibilidade de eu ter esta relíquia em minha coleção...

Meu email: lourdinhama2@hotmail.com
Grande abraço a todos...

Roberto Márcio Gomes disse...

DE ACHAR ESTE LIVRO PARA COMPRA, TENHO GRANDES RECORAÇÕES DO MEU TEMPO DE ESTUDO.

Anônimo disse...

Tenho 60 anos e fui alfabetizada pelo método global do livro "Lalau, Lili e o Lobo" em 1957, no Grupo Escolar Davi Campista em Poços de Caldas, mg . Modéstia parte, fui privilegiada, pois,este método facilita a percepção do todo. O único incoveniente é que ele não pode ser interrompido. Mudei para Ouro Fino no meio do ano e lá, para minha sorte, tb era usado na alfabetização dos alunos da Escola Normal Oficial.(Denise)

moça bonita disse...

Quantas saudades, eu também estudei na cartilha e nos livros da doleção Lalau,Lili e o Lobo,sou aposentada ,beirando os 60 anos , mas trago no meu coração e na minha mente as histórias que li a partir dos 7 anos de idade.

Bruno disse...

Olá gente, tb tenho muitas saudades deste livro. Aqui em Belo Horizonte fui em uma livraria de usados e eles vendem o xerox deste livro, me parece que o valor é R$ 15,00. Meu email é brunobhmg12@yahoo.com.br

BIQUÍNIS GUARUJÁ disse...

Eu tenho aqui comigo essa cartilha!!!
Fui alfabetizado nela.
Super bem conservada!!!
Nela constam ainda as notas de leitura e carimbo da diretora nas leituras especiais. Colégio Rio Branco...
Muito legal!!!

Joubert disse...

Meu Deus, fui alfabetizado com este livro, a professora lia cada dia um capitulo , eu ficava louco esperando o dia seguinte de aula para continuar a história dos irmãos que foram passar as férias na fazenda da vó, lá tinha o cachoro chamado lobo do qual ficaram amigos, viveram muitas aventuras e eu vivia todas como se estivesse fisicamente dentro da história. Saudade, era Incrível.

Danilo Aguilar Ferreira disse...

Tenho 69 e nove anos. Em 1949, quando eu estava no 1º ano primário esse livro foi indicado.Eu estudava no Grupo Escolar "Ana Cintra" em Belo Horizonte, no bairro Santo André. Bairro de gente humilde(ou pobre?) foi com muita dificuldade que meu pai pode comprar esse livro para mim.Foi um deslumbramento para mim.

Marcelo de Paula disse...

Tenho trinta e oito anos e moro em Vargem Bonita MG, também aprendi a ler com este livro, estou procurando pra comprar se alguém souber me passa um e-mail para marcelodepaula76@globo.com

Mariza disse...

Que saudade da cartilha com a qual fui alfabetizada pela minha mae ,que era professora primaria e queria que entrassemos na escola sabendo ler .Nem por isso fui muito boa aluna mas essa lembrança é excelente.

Mariza

Anônimo disse...

Tenho 63 anos e tambem fui alfabetizado por este livro. Deveria haver uma maneira de baixar da internet, ja que não se consegue mais o original.
Joaquim

Assendino disse...

Que volta ao passado. Tenho 58 anos tambem fui alfabetizado em MG,com Lalau, Lili e o Lobo. Que felicidade encontrar alguem da minha tribo. Legal...

Isa Discacciati disse...

Escrevi esse post em 2008 e até hoje recebo comentários nostálgicos e emocionantes que me tocam. Esse blog já não existe mais, mas tenho um novo espaço para quem quiser me encontrar.
www.grazieate.wordpress.com

Um abraço,
Isabela